Programação Shell Linux, com Júlio Neves e Rubens Queiroz

Curso EAD: "Programação Shell Linux"

Estão abertas as inscrições para o curso de Programação Shell Linux desenvolvido pelo Júlio Cezar Neves. As inscrições se encerram no dia 14 de novembro e o curso terá início no dia 16 de novembro, com previsão de encerramento no dia 21 de dezembro.

O Júlio é um palestrante bastante conhecido do mundo do software livre nacional e há mais de 20 anos percorre o Brasil mostrando as maravilhas da programação shell. A experiência do Júlio com sistemas Unix/Linux que começou lá nos anos 80, com a equipe de desenvolvimento do sistema operacional SOX. O SOX foi um sistema Unix desenvolvido a partir do zero no Brasil no final dos anos 80, pela Cobra Computadores. O SOX foi uma das primeiras reimplementações do UNIX totalmente independente da AT&T e o único UNIX desenvolvido fora dos Estados Unidos.

A experiência do Júlio com o desenvolvimento de sistemas operacionais e sua natural curiosidade, trouxe para o curso muitos recursos desconhecidos até mesmo por programadores muito experientes. O segredo é que a descoberta destas pérolas da programação vem da leitura do código fonte dos programas, algo que o Júlio sabe fazer como ninguém.

Essa é a oportunidade de você conhecer uma linguagem de programação poderosíssima e facílima de aprender, que lhe será útil por toda a vida. O Shell existe (e é muito usado) desde 1977. Quantas linguagens nasceram e morreram de lá para cá? O Shell continua vivo, atuante e sendo constantemente atualizado. Sem ele, diversos sistemas operacionais como o Linux, Unix, IOS, MacOSX, ... não poderiam existir e isso por si só, é uma garantia de vida muuuuiiito longa.

O curso tem um foco bastante aprofundado na programação shell com Bash mas como as funcionalidades desta linguagem são bastante amplas, nos empenhamos em garantir que todos os aspectos importantes tenham sido abordados.

Para auxiliar no desenvolvimento deste curso, fizemos também uma ampla consulta aos leitores da Dicas-L e de vários outros portais de software livre, para que nos apontassem os tópicos que julgassem mais importantes. Para nossa surpresa e felicidade, foram centenas de respostas, o que nos permitiu aprimorar o conteúdo e garantir que todos os tópicos de maior relevância para a comunidade tenham sido abordados.

De forma geral, o assunto mais citado foi expressões regulares, seguido por estruturas de controle de laço e decisão e comandos em geral, como sed e awk, dentre outros. Algumas perguntas se relacionaram mais diretamente com a dinâmica do curso, sobre a forma como será conduzido.

A seguir está um resumo consolidado das dúvidas mais frequentes que apareceram.

Sobre o conteúdo do curso

O curso aborda expressões regulares?

Muitos leitores sugeriram a inclusão do tópico expressões regulares, que não havia sido previsto originalmente, visto que nossa intenção era criar um curso novo focando apenas neste assunto. Como a demanda foi grande, resolvemos dar como brinde, a partir do início do treinamento, um curso completo sobre Expressões Regulares, aumentando também uma semana na duração total do treinamento.

To be or not to beA nossa recomendação, contida nas orientações gerais do curso, é que o aluno leia o capítulo sobre expressões regulares, testando os exemplos, antes de começar o curso, para se familiarizar com os conceitos, uma vez que logo no fim da primeira aula começaremos a nos aprofundar nos comandos que usam intensamente esta técnica. Isto facilitará a compreensão de diversos tópicos que serão apresentados no transcorrer do curso, consolidando cada vez mais os conceitos do tema. Se julgar necessário, retorne a este tópico quantas vezes quiser, será um tempo muito bem aproveitado.

Ao concluir o estudo das quatro primeiras semanas, reserve então um tempo para estudar o tópico de expressões regulares com bastante calma, reproduzindo os exercícios propostos e refletindo sobre o que aprendeu.

Conhecer bem expressões regulares é fundamental para fazer programas eficientes, poderosos e otimizados, não só em Shell, mas em qualquer outra linguagem em uso atualmente. É um assunto que precisa ser estudado e revisado com frequência, pois o conhecimento vai sendo incorporado de forma incremental. Deu um trabalho grande montar este brinde que será oferecido como capítulo adicional, mas acreditamos que ficou muito bom.

Qual a abordagem dada ao estudo das estruturas de laço e decisão?

O curso dedica uma grande parte de seu conteúdo a todas as estruturas de laço (loop), como while, until e for e de decisão como if, test, &&, ||, [...] , [[...]] e case. São mostrados TODOS os pulos do gato, sempre com muitos exemplos e ilustrando também os erros frequentes no uso destas estruturas.

O curso fala sobre Vetores?

O curso aborda em profundidade o uso de vetores densos, esparsos e associativos (quando a indexação não é por inteiros). O vetor associativo é um assunto novo no Bash, pois só foi incluído a partir da sua versão 4.0.

O curso ensina a programar shell para Web?

A programação CGI não será abordada no curso. Recomendamos para aprendizagem deste tópico o trabalho do Thobias Salazar Trevisan, CGI em Shell Script. É um tutorial muito completo e cobre praticamente tudo sobre o assunto.

O curso ensina lógica de programação?

Outro assunto bastante solicitado foi lógica de programação, que é um pré-requisito importante para este curso. Embora não fizesse parte do escopo do curso, mas considerando a sua importância para um melhor aproveitamento do material, nós resolvemos incluir uma pequena referência a este assunto, como o tópico zero, antes de todos os demais.

Por esta razão, incluímos uma referência a um material desenvolvido pelo Centro de Computação da Unicamp. Este material aborda exclusivamente os conceitos de lógica de programação, sem se fixar em um sistema operacional específico ou uma linguagem de programação em particular.

Este é um curso para iniciantes ou para quem já é programador ou da área de informática?

Se o seu objetivo é começar a partir do zero absoluto, este curso foi feito para você, pois procuramos cobrir do básico ao avançado, mostrando TODOS os pulos do gato pelo caminho. Começaremos mostrando o que é uma variável e como se atribui valores a ela - nada mais básico do que isso - e terminamos falando em named pipes e paralelismo de processos - o que é super avançado - passando por uma imersão total em expressões regulares, que também serão muito úteis em outras linguagens e editores.

Além de passar toda a teoria, o curso mostra, sob a forma de exemplos, todos esses macetes que agilizam e aprimoram a programação.

Sobre a dinâmica do curso

Qual o horário das aulas?

O curso é oferecido na modalidade EAD, usando a plataforma Moodle. Quem faz o horário é o aluno, ou seja, você pode estudar nos momentos em que lhe for mais conveniente. O conteúdo é totalmente responsivo, o que garante que você consiga visualizar o material também a partir do seu telefone celular ou tablet.

Desta forma, você pode estudar sempre que aparecer uma janela de tempo no seu dia, no ônibus, na sala de espera do dentista ou do médico, na fila do banco, no intervalo da novela. A responsividade da plataforma lhe garante que você poderá estudar sempre que quiser.

Os únicos momentos em que haverá a necessidade de agendar um horário são as conversas semanais com o Júlio Neves, que estão previstas para ocorrer às quintas-feiras, a partir das 21h.

Mas não se preocupe, mesmo este material será gravado e publicado posteriormente para quem não puder assistir ao vivo. Mas recomendamos que você tente reservar este horário, pois o Júlio também responderá as dúvidas dos alunos durante o webinário.

Qual a duração do curso?

O curso está programado para durar 5 semanas, sendo que a 5ª semana trata exclusivamente de expressões regulares. Estimamos que o estudante deva dedicar de 1 a 2 horas diárias para o estudo, para uma melhor compreensão dos tópicos abordados.

Mesmo após o final do curso, os alunos continuarão com acesso ao material por mais um ano, para que possam retornar e reforçar os conceitos aprendidos. As 5 semanas terão o acompanhamento diário dos instrutores, esclarecendo e orientando os alunos.

Cinco semanas é muito tempo, posso fazer o curso mais rapidamente?

Sim, claro. Todo o material é aberto aos alunos já na primeira aula, o ritmo é você quem determina. Entretanto, aprender uma linguagem de programação requer prática, reflexão e principalmente, uma constante revisão dos conceitos. Se você correr muito com o estudo pode correr o risco de esquecer tudo uma semana depois.

A nossa recomendação é que você estude todos os dias, mesmo que seja por apenas alguns minutos. É muito importante este contato diário com o assunto. Pense também em como aplicar os conceitos aprendidos às suas tarefas do dia a dia. Se você seguir estas orientações, tenho certeza de que ficará surpreendido com o poder da programação shell e de como ela poderá alavancar a sua carreira e sua vida.

E se eu tiver uma dúvida, como faço?

O curso tem dois espaços para interação com os instrutores e entre os próprios alunos, os fóruns. Nestes espaços os alunos poderão publicar suas perguntas, que poderão ser respondidas por seus pares e também pelos instrutores. É importante que haja esta interação, visto que para o desenvolvimento da habilidade de programação é vital que haja uma reflexão e a busca por soluções. É claro que as soluções desenvolvidas refletem uma linha de evolução, ninguém consegue chegar a uma solução perfeita com apenas alguns dias de estudo. Por isto é importante que haja esta discussão, esta construção coletiva do conhecimento. Mas nós estaremos de olho e faremos nossos comentários e sugestões de melhoria do código.

Qual será o investimento para a realização do curso?

O investimento é de R$ 997,00, que podem ser parcelados no cartão de crédito em até dez vezes pelo PagSeguro, prestações de R$ 99,70. Caso você opte por pagar com boleto, será oferecido um desconto de 14,65%, um investimento de R$ 851,90.

E se eu não gostar do curso?

Se você não gostar do curso (o que será muito difícil), não se preocupe, basta solicitar o reembolso em até 15 dias após o início do curso, que lhe devolveremos INTEGRALMENTE TODO O VALOR PAGO, sem lhe fazer nenhuma pergunta. Oferecemos garantia total porque acreditamos que o material oferecido é de alta qualidade e que ao final do curso você estará dominando uma excelente linguagem de programação - a mais enxuta dentre as muitas que conhecemos, pois tudo se faz em pouquíssimas linhas de código - e já terá intimidade com a administração do ambiente Linux.

Como o curso está estruturado?

O curso foi projetado para durar cinco semanas. São 19 tópicos, divididos da seguintes forma:

Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5
0. Lógica de Programação
1. Introdução
2. Apresentação do Shell
3. Explicando o funcionamento do Shell
4. Os caracteres especiais
5. Pesquisando com grep e seus irmãos
Exercícios de Consolidação
6. Editando arquivos com sed
7. Passagem de parâmetros
8. Comandos find e xargs
9. Trabalhando com cadeias
Exercícios de Consolidação
10. Comandos Condicionais
11. Comandos de loop ou laço
12. Usando a tela
13. Funções Internas e Externas
Exercícios de Consolidação
14. Escrevendo bonitinho (ou formatando a saída)
15. Variáveis e parâmetros
16. Etcétera
Exercícios de Consolidação
17. Expressões Regulares
Palavras finais

Porque devo fazer este curso?

Você sabe o que diferencia um profissional que sabe programar em shell e outro que não sabe? O que não sabe sempre diz para o chefe "Ah, isto não dá para fazer". Já quem conhece programação shell, sempre dirá que dá para fazer e muito rápido, com algumas poucas linhas de código.

E você sabe quem progride na carreira? São aqueles que têm uma atitude positiva, que fazem acontecer, que resolvem os problemas, as pessoas que focam na solução. Quem conhece faz acontecer, não existe verdade mais eloquente do que essa.

O Júlio Neves e eu faremos o acompanhamento diário dos fóruns do curso, respondendo as dúvidas e esclarecendo o que for preciso, além das reuniões semanais que serão feitas via Youtube.

Não sabemos quando o curso será oferecido novamente nesta modalidade, com o nosso acompanhamento diário, então, se você quer progredir em sua carreira, e se tornar um profissional para quem não existem problemas, apenas soluções, não perca esta oportunidade. O workshop introdutório e gratuito sobre programação shell Linux teve a inscrição de mais de 450 pessoas, então, pense e decida como quer conduzir sua carreira de agora em diante.

Dúvidas

Se você ainda tem alguma dúvida, escreva para nós que teremos prazer em lhe responder.

Faça sua inscrição

Reserve já o seu lugar!

Júlio Cezar Neves Rubens Queiroz de Almeida

Privacy Policy | Política de Privacidade