você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Zotero no OpenOffice 3.2 do openSUSE 11.3

Colaboração: Daniel Henrique Nogueira Dantas

Data de Publicação: 22 de agosto de 2010

Data de Publicação: 22 de agosto de 2010

Após uma boa batalha para instalar o Zotero (uma alternativa do mundo free ao EndNote) no meu processador de texto (OpenOffice 3.2) executado no openSUSE 11.3, venho dividir os louros da vitória com a comunidade do Software Livre.

O Zotero, em geral, é de fácil instalação tanto para o OpenOffice e seus derivados quanto para o M$ Office® (famoso Word), desde que estes processadores de texto estejam instalados em um Ruindos, isto é, Windows®, sistema operacional da M$.

Deixando todo o falatório de lado, vamos direto a solução do problema.

1. Primeiro: Remover o openJDK.

Este conjunto de bibliotecas ainda apresenta algumas incompatibilidades em certas aplicações Java.

Para remover o openJDK basta executar o Yast.

  1. Clicar no Lançador (ícone do cameleão do openSUSE)
  2. Aba Computador
  3. Item Instale/Remova Programas

Na guia Pesquisar, dentro da caixa de dialogo, escreva openjdk e execute a pesquisa, marque openJDK para a remoção (quebre as dependências) e pronto.

2. Segundo: Instalar o Java da ORACLE

Quando desenvolvi este tutorial, o link para o instalador e as instruções para executar a instalação foi obtido de http://www.java.com/en/download/linux_manual.jsp

Sigas as informações que lá estão para a instalar o Java no seu GNU/Linux, ou busque outras formas de instalação deste pacote (o próprio Yast faz isso para você, mas preferir fazer isso manualmente para ter certeza dos locais dos arquivos).

3. Terceiro: Criar os links para os plug-ins do Java no Firefox 3.6.8.

Considerando que a instalação do Java tenha sido bem sucedida basta agora, dentro de um terminal de comando como o do konsole ou o do yakuake :

  1. Criar, caso necessário, o diretório para os plugins do browse em questão.

      $ mkdir ~/.mozilla/plugins
    

  2. Criar os links simbólicos (os diretórios a seguir podem variar de versão para versão,ou de distribuição para distribuição, consulte outros materiais caso a estrutura a presentada a seguir não seja igual a que você encontra).
      $ ln -s /usr/java/jre1.6.0_21/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so ~/.mozilla/plugins/
      $ ln -s /usr/java/jre1.6.0_21/lib/i386/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/
    
    Observação: A localização dos arquivos .so pode ser um pouco diferente, mas não modifique o diretório de destino para os links.

4. Quarto: Instalar o Zotero e suas extensões

Abra o Firefox, vá ao sítio do Zotero e siga as instruções para para adicionar os xpi (instalar) ao mozilla-firefox.

Logo na primeira página do sítio tem o download do instalador do Zotero para o Firefox, e o Download word processor plugins: (http://www.zotero.org/support/word_processor_plugin_installation) tem os plugins necessários para integrar o seu processador de texto, basta rolar a página e ter um pouco de atenção para encontrá-lo.

Conclusão

Este procedimento é um tanto longo, principalmente, se comparado com a instalação do mesmo programa no Sistema Operacional da M$, mas é muito compensador ver o Zotero funcionando redondinho no GNU/Linux.

Para mim este foi mais um passo para a independência dos ditames do mercado, e quem sabe, futuramente, estas etapas possam ser simplificadas, quem sabe não é desenvolvido um script para facilitar a vida dos novos usuários nesta integração, e com o auxílio do Zotero possam, na produção dos seus artigos, das suas teses, das suas monografias etc, seguir um preceito bíblico (quer queiram ou não) : Dar a César o que é de César.

Referências



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Daniel Henrique Nogueira Dantas

Opinião dos Leitores

Ulisses Granchi
23 Ago 2010, 06:58
Ainda não conheço na prática o sistema LINUS. mas estou arquivando todos e mail's do amigo RUBENS. gostaria de conhecer melhor, na prática a plataforma. oportunamente farei isso. Grato a todos: Ulisses.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script