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Zaanga, Reclame Aqui, Youtube, ...

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de janeiro de 2012

Em outubro de 2010, eu fiz uma assinatura de presente para a minha esposa, da revista CasaMix. Paguei adiantado, à vista e recebi apenas um exemplar. Liguei diversas vezes, escrevi diversos emails, para diversas pessoas, e nada. Não vi a cor de mais nenhuma revista. E sempre que eu me lembrava do episódio, me vinha à mente um trecho do filme O Fugitivo, com Harrison Ford e Tommy Lee Jones. Quando o policial representado por Tommy Lee Jones encurrala o Harrison Ford próximo ao tubo de escoamento de uma represa, o médico diz que não matou a sua esposa. A resposta do Tommy Lee Jones: "I don't care" ("Eu não me importo", "Tô nem ai", "Tô c.. e a.. prá você", e assim por diante).

Assistam o clip do filme para terem uma idéia de como eu me sentia.

— Não recebi a revista!

— I don't care

Mas então, um dia, ouvindo a coluna da Daniela Braun, na CBN, ela citou a criação de um novo site de reclamações, o Zaanga. Fui lá ver, achei o site legal, e para testar, registrei a minha "Zaanga" com a revista Casamix. Sem muitas esperanças. Qual não foi a minha surpresa, quando do nada, duas semanas depois, chega a revista na minha casa. Ai peguei gosto pela coisa. Registrei também a minha próxima zaanga, um aparelho de bluray que comprei da Samsung, que depois de um upgrade de firmware, parou de reconhecer exatamente os discos bluray. Haha, "I dont't care"? "Think again"!!! A vingança dos NERDs, que criaram a Internet, que criaram o Youtube, e que agora podem botar a boca no trombone e ser ouvidos.

Na galeria dos famosos do Trombone, que usam a Internet para registrar os maus tratos que recebem de empresas vigaristas, tem o caso da Brastemp (Não é uma Brastemp):

O outro caso famoso é o Meu Renault não anda. A moça comprou um carro zero e o carro só deu problemas. Ela resolveu criar um site para reclamar e também um video.

Em ambos os casos, os problemas só foram resolvidos depois que os prejudicados tomaram a iniciativa de publicar seu calvário na Internet.

No meu caso, a queixa que registrei está a seguir. Espero também que sirva de alerta para futuros compradores de produtos da Samsung. A próxima vítima pode ser você.

Eu adquiri um bluray marca Samsung, BDP1600. Ao abrir a caixa, instalar e tentar tocar alguns DVDs, vi que nem isto ele fazia. Consultando na Internet, vi que precisava fazer um upgrade de firmware. Depois do primeiro upgrade, o aparelho passou a funcionar normalmente, mas não tocava alguns tipos de arquivos de vídeo. Em dezembro de 2011, fiz um novo upgrade, baixando o arquivo do site da Samsung Brasil.

Após o upgrade, os arquivos que não tocavam continuaram não tocando e para minha surpresa, o aparelho não reconhece mais nenhum disco BluRay. O mais impressionante, é que aqui mesmo no site do ReclameAqui, existem reclamações identicas, datadas de 11 de fevereiro de 2011. Ou seja, um arquivo de upgrade de firmware danificado continua disponível para download no site e nada foi feito para corrigir ou problema ou no mínimo notificar os usuários para não fazer o upgrade.

Enfim, isto tudo demonstra uma falta de respeito para com os clientes e uma falha gritante no processo de produção. O aparelho sai de fábrica sem funcionar direito. Pense bem, qual o número de clientes que vai saber como fazer um upgrade de firmware e mesmo quem sabe leva na cabeça, pois o processo não funciona direito. Enfim, um lixo, não recomendo a compra. Fiquem com a Sony, paguem mais, pois com a Samsung, o barato sai muito caro.

Para apoiar esta Zaanga, visite o site e clique em "Eu apoio", ao final da página.

A História continua

Visitando novamente o site da Samsung eu vi que havia sido lançado um novo upgrade para o firmware do meu aparelho BluRay, no dia 6 de janeiro. Oba, pensei, meus problemas acabaram. Pura ilusão, apliquei o upgrade, tudo correu super bem, mas nada mudou. O meu aparelho BluRay virou, ao que parece definitivamente, uma reles tocador de DVD.

Clique para ver a imagem ampliada


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Tania Regina
25 Mai 2012, 15:59
Sou mais uma vitima do site Grao de Milho, comprei o mal fadado tablet, que deveria ser entregue em janeiro, e até o momento não consigo qualquer contato dom este site infeliz, que não se digna a responder os e-mail e ainda mandam codigo de rastreamentos falson, pois me mandaram 2 e nenhum deles foi veridico,Estou verificando a possibilidade de tomar uma medida mais drastica com estes infelizes.
suene
16 Fev 2012, 12:14
estou atras de uma impresa muito da safada nome rh12 me venderam um produto que deixou minhas clientes carecas pedi enformaçoes para eles me diseram que não podia faser nada.são muito safados e ainda pois acupa no vendedor
TANIA BARRETO
14 Fev 2012, 16:39
Fiz a compra no site do Grão de Milho de um tablet, no dia 31.12.2011. Quando descobri que a entrega seria a partir do dia 04.04.2012, pedi o cancelamento. O site estornou o valor pago para o PAGAMENTO SEGURO. Aí, começou a minha maratona. Achando que meu dinheiro seria estornado para minha conta a qual saiu diretamente o pagamento, fiquei no aguardo, como não aconteceu liguei para o PAGAMENTO SEGURO, o atendente WANDERSN SILVA, me atendeu da pior forma possível, e ainda em passou os procedimentos incompletos. Ou seja, instruiu a escanear minha identidade e o CPF, entrasse no site e enviasse. Muito irritada, tentei fazer, só que quando entrei site, teria que tbm escanear comprovante de residência. Agora eu pergunto o que tem a ver um estorno de um dinheiro pago com o comprovante de residência? Comentando com vários colegas, descobri que o PAGAMENTO SEGURO. Tem muitas reclamações, devido seu procedimento para devolução do dinheiro dos clientes.
E alerto a todos a terem. cuidado quando optarem pelo PAGAMENTO SEGURO. Segundo os atendentes, a empresa não tem um ouvidoria. Ou seja, depois do negócio feito, não se tem a quem reclamar.
barataaway
31 Jan 2012, 11:21
Um cara mais furioso foi aquele chinês do Lamborghini Gallardo.. Mas está certo. Enquanto não se fala alto o suficiente para os potenciais consumidores ouvirem, as empresas não tomam nem conhecimento da existência do problema. Por isso que a Telecômica (a.k.a. Telefonica) continua prestando um serviço meia boca aqui em São Paulo. Fala sério.
MARLON VASQUES
27 Jan 2012, 08:38
Se todos tivessem o espirito daquele sr.da brastemp em reclamar e ir até o fundo do poço , este pais seria outro.
Digo isto no tocante aos absurdos impostos que o governo aplica no povo. ninguem reclama, aceitam tudo que nem cordeirinhos. Ta na hora de importar qualquer povo ai nossos vizinhos e coloca-los no nosso lugar e voceis veriam o que eles fariam. Alguns são mais atrazados que nós mas ele tem brio e raça o que não temos . o que temos É MEDO E COVARDIA
Márcio Silva
21 Jan 2012, 00:45
O pior atendimento ainda para mim é o do Santander. Nunca vi tamanha falta de respeito aos clientes.
Sidney Pedro da Silva
20 Jan 2012, 14:47
Que matéria legal, Rubens; me identifiquei de imediato com ela pelo óbvio motivo de eu também ter sido lesado, depois de "quase" acreditar que seria seguro comprar pela Internet. O problema não é a Internet (o meio), o problema é o fator humano (ganância, aproveitadores, trapaceiros). Parabéns pelo post, Rubens. O melhor que temos a fazer não é deixar de comprar e sim apontar esses malfeitores que para vender fazem de tudo e para assumir com responsabilidades, simplesmente nos desprezam, incluindo até certos "idôneos" fabricantes.
Rodrigo Galdino
20 Jan 2012, 09:43
É já que não tem como tirar do ar estas empresas podres que te vendem e só cumprem com a cobrança tratando as pessoas com descaso total. Tem que ser por estes meios mesmo. Eu fico muito irritado com estas coisas mas muito feliz quando uma empresa destas se f... . abs!
Eriberto
20 Jan 2012, 09:27
Extremamente úteis esses sites. Realmente, ajudam muito. Eu mesmo já usei o Reclame Aqui e consegui sucesso graças a ele. E em breve utilizarei novamente.

Parabéns Rubens.
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