você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

XDM

Colaboração: Eduardo Maçan

Data de Publicação: 24 de Agosto de 1999

Quem tem a felicidade de poder usar UNIX como servidores de rede e UNIX como desktop tem inumeras vantagens. Principalmente se ambos rodam o X window system e xdm no servidor (que muitos conhecem simplesmente por "o login grafico do Unix").

Se um servidor está rodando XDM podemos iniciar uma secao remota simplesmente invocando o X window da seguinte forma:

          X -quiet -query nome.do.servidor

E imediatamente veremos surgir a tela de login do servidor remoto em nossa maquina. Frequentemente preciso administrar um servidor AIX que está em outro predio. Como uso Debian GNU/Linux no meu desktop e sempre tenho uma secao do X já iniciada, inicio um novo display X da seguinte forma:

          X :1 -quiet -query nome.do.servidor

Usando CTRL+ALT+F6 e CTRL+ALT+F7 posso alternar entre o ambiente grafico da minha maquina local (Linux) e o ambiente grafico do AIX do outro predio, como se estivesse diante daquele console.

Ao contrario do que possa se imaginar, ja iniciei quatro displays simultaneos em um Pentium 100 com 16Mb de RAM e ele continua muito usavel :)

Esta é uma excelente maneira de se aproveitar 486 e afins, como terminais graficos. Para botar uma cerejinha em cima da dica vou sugerir a leitura deste artigo da Linux Gazette, que é um tutorial bastante pratico de como usar maquinas encostadas e transforma-las em terminais graficos usando Linux. O exemplo usa Debian GNU/Linux em um 486 com 16Mb de RAM e 200Mb de disco, mas se aplica para outras distribuicoes tambem, e para outros UNIX rodando o X window system com pouca modificacao (basicamente os caminhos dos arquivos).

  http://www.linuxgazette.com/issue27/kaszeta.html


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Eduardo Maçan

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script