você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Wiki - Desenvolvimento Colaborativo de Conteúdo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de Setembro de 2003

Fonte: Boletim EAD - Unicamp / Centro de Computação / Equipe EAD

http://www.ead.unicamp.br/php_ead/boletim.php

Uma utopia que surgiu com a Internet foi usá-la para a construção livre e coletiva do conhecimento. Por outro lado, os apocalípticos recusam-se a acreditar que projetos como estes sejam viáveis ou que produzam resultado de qualidade. Argumentam que os vândalos internéticos destruiriam todo trabalho que trouxesse em seu bojo uma dose de liberdade tão grande.

A utopia parece se tornar realidade. Criado em 1995, por Ward Cunningham, a filosofia do Wiki, uma das ferramentas mais populares para a criação coletiva de conteúdo, se espalhou incontrolavelmente pela Internet e gerou projetos de grande destaque e valor.

O projeto mais visível baseado na filosofia Wiki é o wikiPedia (Open Content Encyclopedia) que fica em http://www.wikipedia.org.

O Projeto WikiPedia tem por objetivo criar uma enciclopédia livre, completa e precisa. O trabalho se iniciou em janeiro de 2001 e conta hoje com aproximadamente 150.000 verbetes publicados (a maior parte em inglês). Um número crescente de artigos está sendo traduzido para mais de uma dezena de idiomas. A qualidade dos artigos é surpreendente.

Quando se leva em conta que qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema e publicar artigos, é dificil de acreditar que algo de bom possa emergir de um sistema tão caótico. A Internet veio provar que isto não é verdade. O wikipedia não é o primeiro projeto colaborativo estabelecido nestas bases. Na verdade, ele se apoia filosoficamente em outras iniciativas de grande sucesso como o [17]projeto Dmoz, que é uma iniciativa de criação de um catálogo da Internet com semelhança do Yahoo! e do próprio GNU/Linux e do software livre em geral.

Os criadores da Wikipedia tomaram como ideal básico o princípio de que a própria comunidade é capaz de fiscalizar o seu conteúdo, eliminando as imperfeições ao longo do tempo. Segundo as palavras do criador do software PHPWiki, um dos muitos clones existentes do software original, Steve Wainstead:

In addition to being quick, this site also aspires to Zen ideals generally labeled WabiSabi. Zen finds beauty in the imperfect and ephemeral. When it comes down to it, that's all you need.

Além de ser rápido, este sítio aspira aos ideais Zen comumente rotulados como WabiSabi. O Zen encontra beleza no imperfeito e efêmero. O que, na verdade, é tudo que precisamos.

A maior parte dos softwares para criação de Wikis são livres e gratuitos e existem diversas opções disponíveis, que seguem os seus princípios básicos. Atualmente (agosto/2003) uma busca no sítio Freshmeat com o termo Wiki, retorna 54 projetos. A maioria destes projetos, a partir dos conceitos básicos de um Wiki, oferece funcionalidades adicionais e recursos que contribuem para o objetivo de criação de conteúdo de forma colaborativa, rápida e simples.

O grupo de suporte técnico a EAD da Unicamp está realizando experimentos com o software PHPWiki. Outra alternativa interessante é o tikiwiki, que na verdade é um CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e não apenas um Wiki. É um dos projetos mais ativos do sítio Sourceforge, o que é um indicador importante de sua estabilidade e funcionalidade. Saiba mais sobre o tikiwiki visitando http://sourceforge.net/projects/tikiwiki/. Vale a pena investigar também o Zwiki, desenvolvido na plataforma Zope.

Para criar páginas, não é preciso conhecer absolutamente nada da linguagem HTML. As marcações básicas, como itens numerados ou não, parágrafos, títulos, itálico, negrito, são representadas de forma muito simples.

As linhas abaixo

  * Item 1
  ** Subitem 2
  ** Subitem 3
  * Item 2

geram o código HTML equivalente a:

  <UL>
  <LI> Item 1
  <UL>
  <LI> Subitem 1
  <LI> Subitem 2
  </UL>
  <LI> Item 2
  </UL>

Bem mais simples e descomplicado, não?

Esta facilidade resolve um dos problemas principais para a publicação de conteúdo da Web, que é aprender o que significam todos aqueles caracteres estranhos que resultam nas belas páginas Web que estamos acostumados a ver.

Outra grande facilidade é a forma simples como as páginas podem ser alteradas. Basta clicar em um link de edição, geralmente situado no rodapé da página, e uma tela com o conteúdo da página é apresentado. Basta então editar e salvar. Além disso, o software faz o controle de versões e é possível ver a colaboração de cada um e reverter para versões anteriores. Desta forma é possível oferecer o máximo de liberdade e ao mesmo tempo ter controle sobre todo o processo.

A utilização do Wiki não precisa se limitar a projetos grandiosos. Qualquer projeto onde diversas pessoas precisem trocar idéias a partir de conhecimentos coletivos pode se beneficiar dos recursos oferecidos por um Wiki. Criação de procedimentos, escrever livros, guias para usuários e muito mais.

Mas para realmente entender tudo que um Wiki pode oferecer é preciso experimentar com o software. Visite o endereço http://phpwiki.sourceforge.net/phpwiki/ e comece a criar as suas páginas. Para criar uma página nova não é necessário nada mais do que digitar uma URL como http://phpwiki.sourceforge.net/phpwiki/PaginaNova. O software imediatamente irá criar uma página nova que você e seus amigos podem editar como quiserem. Lembrem-se, onde está PaginaNova, escreva algo diferente, pois muitos vão ler este artigo e o link certamente vai ser criado primeiro pelo mais rápido.

Referências Bibliográficas

  1. Onde tudo começou Disponível em: http://www.c2.com
  2. Página de Ward Cunningham, criador do primeiro Wiki Disponível em: http://c2.com/cgi-bin/wiki?WardCunningham
  3. Home Page Software PHPWiki Disponível em: http://phpwiki.sourceforge.net/
  4. WikiPedia Disponível em: http://www.wikipedia.org
  5. Projetos Wiki no sítio Freshmeat Disponível em: http://freshmeat.net/search/?q=wiki&section=projects&x=0&y=0
  6. Capítulo 4, em formato PDF, do livro "The Wiki Way" Disponível em:http://www.leuf.net/wiki/files/WikiWay_04.pdf
  7. Site dedicado à disseminação do software Wiki sob uma licença livre e aberta e discussão do livro "The WikiWay" Disponível em: http://www.wiki.org
  8. Wiki sobre o caso SCO versus IBM e o resto do mundo: Disponível em: http://twiki.iwethey.org/twiki/bin/view/Main/SCOvsIBM
  9. Um dos wikis mais antigos do Brasil: Disponível em: http://cudebebado.cabaretvoltaire.com/
  10. Programa Educar 2002 da Cidade do Conhecimento, Inovação e Cooperação na Internet (2002 - ) Disponível em: http://limbo.ime.usp.br/educar2002/

Agradecimentos

Eu tive o primeiro contato com o wiki por recomendação do Prof. Imre Simon, da USP, que além de fornecer idéias valiosas para este artigo também me forneceu uma lista muito interessante de iniciativas nacionais e internacionais baseadas nesta tecnologia.


A Dança do Hipopótamo

http://starterupsteve.servepics.com:60000/swf/kozoFlash.html



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script