você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Web 2.0 e Algumas de Suas Aplicações

Colaboração: Renato Rudnicki

Data de Publicação: 18 de Março de 2007

Para quem não entendeu ainda o que é web 2.0, vou dar uma rápida explicação sobre o assunto. A web 2.0 na verdade funciona de forma com o usuário possa tirar o máximo de proveito possível dos softwares que rodam nela. Neles, os softwares são eternos betas, com objetivo de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo de acordo com o seu uso, pelo usuário. Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante. Maiores informaçoes pode ser encontradas no wikipédia, pelo endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0 ou no google ;).

Com a evolução da web 2.0, os programas online estão cada vez melhores e indispensáveis. Editores de texto, publicadores, comunicadores, organizadores e muitos outros programas estão disponíveis na web. Veja alguns exemplos de aplicações da web 2.0 abaixo:

  1. Thinkfree Office - http://www.thinkfree.com/ O Thinkfree Office é uma alternativa completa, gratuita e online para edição de textos, planilhas de cálculo e apresentações. Com 1 GB de armazenamento gratuito, é só fazer o cadastro no site para sair usando.

  2. Backpackit - http://www.backpackit.com/ Backpackit é um site onde o usuário pode organizar qualquer coisa. Além de ser um exemplo de como a web 2.0 funciona, o site tem agenda, bloco de notas, contato de amigos, espaço para upload e muitas outras funções. Lá é possível montar, por exemplo, uma lista de presentes de casamento ou de objetos que gostaria de vender. O site tem um plano gratuito e outro pago, com mais opções.

  3. Basecamp - http://www.basecamphq.com/ Basecamp, da mesma empresa do site anterior, é um organizador de projetos baseado no mesmo conceito do Backpackit. Com o Basecamp é possível criar uma página com uma lista de tarefas, documentos para compartilhar e muitas outras opções.

  4. Snipshot - http://snipshot.com/ Snipshot é um editor de imagens online. O programa permite girar a foto, redimensionar e converter formatos, além de possibilitar o ajuste de cores, contraste e muito mais.

  5. Media Convert - http://media-convert.com/ Como diz o nome do site, o Media Convert converte quase todos tipos de arquivo. Áudio, vídeo, texto, imagem, toques de celular e muitos outros tipos o site interpreta. São centenas de formatos diferentes que o site aceita.

  6. Meebo - http://wwwm.meebo.com/ Meebo é um site para utilizar mensageiros intantâneos online. Compatível com AIM, Yahoo Messenger, ICQ, Google Talk e MSN, é só colocar seu usuário e senha e o site loga e puxa a lista de usuários automaticamente.

  7. Google Analytics - http://www.google.com/analytics/ Analytics é a ferramenta que o Google disponibiliza para manter estatísticas do seu site. Depois de fazer o registro no site, é só colocar um código no HTML da sua página e monitorar tudo pelo Analytics.

  8. Mailinator - http://www.mailinator.com/ Muitos serviços online exigem que um cadastro seja feito e que um e-mail seja dado para verificação. Entretanto, ficar distribuindo sua conta de e-mail por aí é uma forma de rapidamente encher sua caixa de vírus e spam. O Mailinator cria contas temporárias, sem senha, somente para o cadastro em sites, facilitando todo o processo.

  9. 43 things - http://br.43things.com/ O princípio de 43 é fazer uma lista de todas as coisas que você quer fazer. No site o usuário coloca seus objetivos pode conferir se outras pessoas tem o mesmo.

  10. Traineo - http://www.traineo.com/ Para os fãs de exercícios, o Traineo é o site certo. A página permite que seja feito um cadastro de todas as atividades físicas feitas no dia e depois faz uma análise e gráficos com os dados.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Renato Rudnicki

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script