você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Visão básica de Sistemas em Alta Disponibilidade

Colaboração: Luciano Caciato

Data de Publicação: 31 de January de 2010

Sistemas em alta disponibilidade são aqueles resistentes a falhas de software, de hardware de energia elétrica, de rede e refrigeração. Para esta estrutura funcionar e atender os sistemas em disponibilidade 24 horas por dias 7 dias por semana, são necessários investimentos em geradores e nobreaks, sistemas de refrigeração redundantes e servidores que provêem os serviços que devem ser redundantes, englobando placas de rede, fontes de alimentação, espelhamento dos discos rígidos, dentre outros.

Existem várias formas de implementarmos a alta disponibilidade, isso depende diretamente do quanto a empresa quer investir nesta disponibilidade. Relacionamos a seguir algumas formas de implementação:

  1. Redundância: O Datacenter deve ter redundância de link Internet e WAN. Os servidores devem ter placas de rede, fontes, processadores e discos redundantes. Lembrando que a redundância é o componente primordial nesses sistemas;

  2. Failover: É a capacidade que os sistemas de alta disponibilidade possuem para, em caso de uma pane, erro de hardware ou software, tomar as medidas necessárias para manter os serviços no ar.

  3. Escalabilidade: Permite que o Datacenter possa ser escalável, ou seja, possa crescer conforme a demanda da empresa;

  4. Balanceamento de Carga: Todo o servidor tem seu limite de processamento, memória, disco e rede. O balanceamento de carga proporciona a distribuição de forma a atender todos os serviços sem os problemas de lentidão e parada dos sistemas, distribuindo os serviços em diversos servidores, que podem ser físicos ou virtuais;

  5. Cluster: É definido como um conjunto de computadores interligados em rede, comunicando-se por meio de seus sistemas de forma que seja apresentado como um único servidor de grande porte. Cada computador do cluster é chamado de nó ou nodo.


Veja a relação completa dos artigos de Luciano Caciato

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script