você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

vi - undo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 21 de Dezembro de 1999

Versões tradicionais do editor vi, distribuídas juntamente com o sistema operacional, possuem a facilidade de desfazer comandos emitidos ou alterações feitas no texto.

Se após emitir uma mudança global descobrirmos que o resultado não foi exatamente o esperado, basta digitar, em modo de comando, a letra "u", e tudo volta ao estado anterior. A letra "U" desfaz as modificações efetuadas apenas na linha corrente. A limitação é que o nível de modificações que eu posso cancelar, em editores vi comuns, é apenas um comando.

Já o clone do vi chamado vim, além de oferecer muito mais facilidades, que eu espero comentar aqui nos próximos números, oferece múltiplos níveis de "undo". Desta forma, caso nos arrependamos de vários comandos emitidos, basta pressionar repetidamente a tecla "u" até chegar no ponto que desejarmos. Uma boa pedida é visitar o site do vim, que fica em http://www.vim.org . Neste endereço, além do software, você encontra uma infinidade de dicas sobre edição de texto com vi.

Uma outra alternativa, após uma ou mais alterações mal sucedidas, é recarregar o arquivo inteiro. Isto pode ser feito com o comando

  :e!

Todo o arquivo é recarregado com o formato em que estava em seguida à última gravação (w).



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script