você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

vi - Abreviação de comandos

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Dezembro de 1999

Inicialmente eu gostaria de divulgar uma nova lista de discussão sobre este excelente editor ;-). A lista chama-se vi-br, e foi criada por Aurélio Marinho Jargas (<aurelio (a) conectiva com br>). Para assinar a lista envie uma mensagem vazia para o endereço <vi-br-subscribe (a) egroups com>

O editor vi nos permite abreviar uma série de comandos em apenas uma tecla. Esta facilidade é explorada com o comando ":map".

Programadores podem achar útil um comando que insira comentários automaticamente na linha em que se encontra o cursor:

  :map @ I/* <Ctrl-v><Esc>A */<Ctrl-v><Esc>0

Vejamos o que acontece. Ao se teclar, em modo de comandos, o caractere "@", será inserido no começo da linha ("I") os caracteres "/*". Em seguida, será acionada a tecla <ESC>, retornando ao modo de comando, o cursor será posicionado no final da linha ("A"), em modo de inserção, e em seguida será teclado novamente <ESC>, o cursor será posicionado novamente no começo da linha ("0").

Na verdade não tem mistério algum, basta escrever todos os passos seguidos.

O comando "map" acima deve ser inserido no arquivo de inicialização do editor vi, chamado ".exrc". A representação acima deve ser interpretada literalmente. Onde está escrito <Ctrl-v>, digite as teclas correspondentes e onde está escrito <Esc>, pressione a tecla de escape. A representação real da linha acima é:

  :map @ I/* ^[A */^[0

Resumindo, a tecla <Esc> ou qualquer outro caractere de controle é gerado pressionando-se antes a tecla <Ctrl-v>.

Sempre tente usar para fazer o mapeamento de comandos caracteres pouco utilizados, especialmente se o comando for muito complexo e efetuar modificações de grande porte nos documentos. Enganos acontecem.

Outro exemplo:

  :map + GoRubens Queiroz de Almeida^Memail:queiroz@unicamp.br^MFone:222-2222^[

Esta diretiva instrui o editor vi a inserir, sempre que for pressionada a tecla "+" em modo de comando, no final do arquivo ("G" posiona o cursor na última linha e "o" insere uma nova linha), as seguintes linhas

  Rubens Queiroz de Almeida
  email:queiroz@unicamp.br
  Fone:222-2222

Observe o caractere ^M ao final de cada linha. Este caractere gera uma quebra de linha, formatando o texto como desejado.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script