você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Versão final da distribuição Multimídia GNU Linux juntaDados 3.04

Colaboração: Marcelo Soares Souza

Data de Publicação: 09 de junho de 2011

Esta nova versão da distribuição Multimídia juntaDados traz as principais ferramentas para produção audiovisual voltada a Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital. Todas as ferramentas e sistema base foram atualizados trazendo novos recursos, melhoria de estabilidade e suporte a novos dispositivos e periféricos (Hardware) com a adoção do kernel linux 2.6.39. Esta versão busca oferecer uma interface mais simples, amigável, rápida, atualizada e totalmente voltada para as atividades dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e afins.

Esta distribuição é baseada no Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) com diversas atualizações feitas desde o seu lançamento. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres disponibilizadas nesta imagem, incluindo o kernel linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu e em diversos sites na Internet.

Entre as principais novidades desta versão estão o LibreOffice 3.3.2, Firefox 4.0.1 (já com suporte aos plugins para Java e Adobe flash 10.2), Google Chrome 11, GNOME 2.32.1, Cinelerra CV 2.1.5, Gimp 2.6.11, Inkscape 0.48.1, Kdenlive 0.7.8, Lives 1.4.1, Arduino IDE 0022, PureData 0.42-6, Blender 2.49 e a versão estável do linux kernel (2.6.39) com novas otimizações que trazem melhorias na interatividade (tempo de resposta do sistema) e garante uma maior estabilidade ao sistema.

Mais informações podem ser encontradas em: http://www.juntadados.org/juntadados-3.04

O que é?

Um Sistema Operacional completo e livre baseado no GNU/Linux que objetiva simplificar e facilitar as atividades de produção audiovisual dos Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital e Cultura Digital. Algumas das ferramentas disponibilizadas nesta distribução não são consideradas Software Livre.

Esta Distribuição GNU/Linux possui as principais Ferramentas para escritório, produção de conteúdo de Audio, Video, Imagem e Texto escolhidas através de levantamentos feitos em Pontos de Cultura e Ações de Inclusão Digital. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres disponibilizadas neste DVD, incluindo o kernel linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu para download.

Quem somos?

Pontão de Cultura Digital da Bahia sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conveniado pelo Ministério da Cultura no final de 2008 atráves do Programa Cultura Viva e tendo iniciado suas atividades em Janeiro de 2009. Desde Janeiro de 2010 os integrantes do Pontão de Cultura Digital juntaDados continuam suas atividades de forma voluntária.

A Distribuição GNU/Linux juntaDados é um dos diversos produtos desenvolvidos pela equipe do Pontão que buscam facilitar a produção, difusão e capacitação em ferramentas audiovisuais pelos Pontos de Cultura do Brasil.

Dúvidas e Sugestões nos envie um e-mail: <juntadados (a) juntadados org>



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Soares Souza

Opinião dos Leitores

Luiz Marins
09 Jun 2011, 13:14
Faz alguns anos, discutindo sobre a filosofia do software livre, eu disse: "...ou o linux facilita para o usuário final, ou este não facilita para o linux." E assim está ocorrendo ...

Eu baixei e testei o live-cd Juntadados, mas não consegui fazer funcionar o internet-banking, sem ter que instalar o java.O mesmo acontece no Ubuntu, e várias outras distros.

Entretanto, isto já vem pré-instalado no Linux-Mint.

Sinceramente, sei que há questões de licença e filosofia, mas usar live-cd, sem java e flash pré-instalado, não tem quase nenhuma serventia.

Não é a toa que o Linux Mint, na Distrowatch, está na frente até do Ubuntu, ... ele facilitou para o usuário final.

marjosnet
09 Jun 2011, 08:50
Olá, Marcelo! Vocês já experimentaram o editor de vídeo Openshot? Não sei se estou enganado, mas me parece uma opção interessante para se somar às demais ferramentas oferecidas pela juntaDados. E parabéns pelo trabalho de vocês!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script