você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Verificando a qualidade do sinal Wifi

Colaboração: William Ranvaud

Data de Publicação: 22 de dezembro de 2012

Essa dica muito curta e muito útil serve para todos vocês que se conectam na internet usando uma rede sem fio (quase todo mundo!).

Dependendo da localização ou potencia do modem, das paredes da tua casa ou outras possíveis interferências, o sinal captado pode ser bem fraco e a internet fica lenta ou pode até não funcionar direito. Você pode olhar a força do sinal geralmente no próprio ícone de rede, quanto mais forte o sinal, mais barrinhas vão estar "acesas".

Mas usando o terminal você pode ter uma medida muito mais precisa do sinal de rede além de ver várias outras coisas como a potencia ou taxa de transmissão.

O comando para fazer isso é

  watch -n1 iwconfig

Com esse comando você vai ver as informações da rede, atualizadas a cada segundo (assim você pode caminhar pela tua casa com o computador na mão e ver onde o sinal está mais forte). A informação mais importante é "Link Quality". Na minha experiência, até 30/70 a qualidade é boa, abaixo disso a rede fica lenta. Idealmente, é claro, quanto mais próximo de 70/70 melhor!

Com essas informações fica muito mais fácil configurar o modem ou mudar o computador de lugar para melhorar a conexão!

Sou um entusiasta de tecnologias livres e open source, GNU/Linux em particular, desenvolvedor web e administrador do site http://idilix.net/pt-br (que trata de tecnologias livres, comunitárias e sustentáveis)


 

 

Veja a relação completa dos artigos de William Ranvaud

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script