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Utilizando a linguagem Python para manipulação de arquivos

Colaboração: Rafael Naufal

Data de Publicação: 13 de março de 2008

A linguagem Python é muito efetiva para a criação de scripts de manipulação de arquivos, automatizando tarefas bastante úteis.

Ao se pensar em liberar o projeto JFileContentManager no repositório de projetos open-source SourceForge, não se tinha adicionado os termos da licensa LGPL em cada .java presente no projeto. Portanto, para este caso, a linguagem Python tornou-se bastante útil, em que um script foi criado e executado sobre a raiz do projeto, adicionando os preâmbulos da licensa para cada classe do projeto. Segue o código fonte do script:

1:# Python script to add the LGPL notices to each java file of the FileContentManager project. 
2:import os, glob, sys 
3:License = """\ 
4:/** 
5:*FileContentManager is a Java based file manager desktop application,  
6:*it can show, edit and manipulate the content of the files archived inside a zip. 
7:* 
8:*Copyright (C) 2008  
9:* 
10:*Created by Camila Sanchez [http://mimix.wordpress.com/], Rafael Naufal [http://rnaufal.livejournal.com]  
11:and Rodrigo [rdomartins@gmail.com] 
12:* 
13:*FileContentManager is free software; you can redistribute it and/or 
14:*modify it under the terms of the GNU Lesser General Public 
15:*License as published by the Free Software Foundation; either 
16:*version 2.1 of the License, or (at your option) any later version. 
17:* 
18:*This library is distributed in the hope that it will be useful, 
19:*but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of 
20:*MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the GNU 
21:*Lesser General Public License for more details. 
22:* 
23:*You should have received a copy of the GNU Lesser General Public 
24:*License along with FileContentManager; if not, write to the Free Software 
25:*Foundation, Inc., 59 Temple Place, Suite 330, Boston, MA 02111-1307 USA """ 
26: 
27:size = len(sys.argv) 
28:if size == 1 or size > 2: 
29:    print "Usage: AddLicense.py $1" 
30:    sys.exit(1) 
31:inputPath = sys.argv[1] 
32:if not os.path.exists(inputPath): 
33:    print inputPath, "does not exist on disk" 
34:    sys.exit(1) 
35:if not os.path.isdir(inputPath): 
36:    print inputPath, "isn't a dir" 
37:    sys.exit(1)    
38:for path, dirs, files in os.walk(inputPath): 
39:    fileWithLicense = '' 
40:    for filepath in [ os.path.join(path, f) 
41:            for f in files if f.endswith(".java")]: 
42:        content = file(filepath).read() 
43:        f = file(filepath, "w") 
44:        print >>f, License + "\n" + content 
45:        f.close() 

License é uma String multi-line em Python. A ação principal se inicia com os.walk(), que percorre cada arquivo .java no diretório, informado pelo usuário por meio da linha de comando, deste modo:

python AddLicense.py ${path} 

onde ${path} define o diretório raiz do projeto. O caminho completo de cada arquivo .java é produzido. Quando um arquivo cujo match feito é encontrado, o arquivo da classe é aberto e seu conteúdo é atribuído à variável content. Portanto, a string da licensa é adicionada no início do arquivo e este é escrito no disco. Os comandos de print utilizam a sintaxe de redirecionamento, por exemplo:

print >>f, License + "\n" + content 

>>f envia as informações para o arquivo e não para o console. Finalizando, o desenvolvimento do script foi bastante rápido e ao mesmo tempo trouxe um retorno muito valioso, evitando uma tarefa tediosa de editar cada arquivo manualmente. A dica completa em inglês pode ser visualizada aqui

Rafael Naufal é cientista da computação formado na PUC-SP e pós-graduando em Engenharia de Software pelo ITA.


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