você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Uso de proxy em browsers web

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de Agosto de 1998

Todo browser vem com a opção de configuração de proxies. Um serviço de proxy que utilizamos é o proxy de http.

Dentro deste serviço, todos os pedidos de páginas Web são enviados a um proxy que, caso tenha a página solicitada em seu cache, a devolve ao cliente que a solicitou. Caso não a possua, então o servidor dono da página é contactado e a página solicitada entregue ao cliente. Ou seja, todos os pedidos de páginas passam antes pelo proxy.

Na Unicamp, como já disse, existe este serviço. A decisão de uso ou não do proxy, fica nas mãos do usuário. Se ele não quiser usar, ele tem o acesso direto à Internet.

A utilização do proxy, todavia, reduz consideravelmente o uso da banda de comunicações. Cerca de 90% de todos os pedidos de páginas Web são duplicados. O uso de um proxy neste caso reduz o tráfego na Internet e ao mesmo tempo provê um tempo de resposta mais rápido para os clientes.

Existe uma forma entretando de se forçar que todos os clientes, independentemente de terem configurado o seu browser para usar o serviço, se utilizem do serviço de proxy.

Isto se faz através do uso de um serviço implementado no firewall, ou gateway de sua instituição, chamado "transparent proxying".

Desta forma, quando o pedido de uma página passa pelo firewall, este o redireciona imediatamente para o proxy.

A descrição de como implementar isto, utilizando sistemas FreeBSD e o pacote "ipfw" é encontrada em http://www.freebsd.org/~julian.=

A implementação do serviço de proxy pode ser feita utilizando-se o software "Squid", que pode ser encontrado em http://www.nlanr.net/Squid/.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script