você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Uso de Fontes True Type em Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Setembro de 1999

A partir da versão 6.0 do RedHat Linux, o suporte a fontes True Type, usadas em sistemas Windows, foi incorporado ao sistema. O pacote FreeType foi integrado ao X juntamente com o pacote xfsft. Desta forma, o suporte a fontes True Type é incorporado sem gerar incompatibilidades com o sistema de fontes do X11. A versão 4.0 do Conectiva Linux também vem com suporte a fontes True Type incorporado ao servidor X.

Para utilizar então os fontes do Windows em Linux, é necessário primeiramente obter-se os fontes. No site da Microsoft encontram-se disponíveis vários fontes que podem ser baixados gratuitamente. Estes fontes ficam no endereço http://www.darmstadt.gmd.de/~pommnitz/ttfonts.html#MSFONTS=

Todas aplicações que você instala em sistemas Windows e o próprio Windows vêm com uma grande quantidade de fontes. No Windows os fontes normalmente ficam no diretório /windows/fonts. Os fontes são os arquivos terminados em ttf (True Type Fonts). Se você substituiu o Windows em seu micro pelo Linux a licença de uso do Windows adquirida junto com o seu computador lhe dá o direito de usá-los, e o mesmo se aplica aos aplicativos que tenha adquirido.

Uma vez de posse destes fontes, você deve então transferi-los para seu computador Linux. Crie um diretório para abrigar estes fontes TrueType:

  mkdir /usr/X11R6/lib/fonts/TrueType

Copie em seguida os fontes do Windows para este diretório. Neste ponto você irá necessitar de um outro programa para criar o arquivo fonts.scale que irá ficar no diretório dos fontes True Type. O programa que cria este arquivo chama-se ttmkfdir e pode ser obtido em http://www.darmstadt.gmd.de/~pommnitz/xfsft.html.= Uma vez baixado e compilado este programa, vá ao diretório que você criou e execute o comando

  ttmkfdir -o fonts.scale

Existem versões pré-compiladas deste programa. Veja neste site se existe algo pronto para o sistema que você usa.

Neste mesmo diretório crie o arquivo fonts.dir:

  mkfontdir

(Os arquivos fonts.scale e fonts.dir, na minha máquina são exatamente iguais)

O próximo passo é editar o arquivo de configuração do X, XF86Config, que no Conectiva Linux (e RedHat) fica em /etc/X11. Neste arquivo, inclua a linha

      FontPath    "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TrueType/"

indicando mais um diretório a ser pesquisado para encontrar os fontes.

No site da RedHat, no endereço http://www.redhat.com/knowledgebase/newfontsystem/index.html encontra-se um excelente documento descrevendo todo este processo em detalhes. Uma ótima leitura.

E isto é tudo. Reinicialize o ambiente X e chame um site que use fontes mais sofisticadas como http://www.abcnews.com e veja que maravilha. Para versões anteriores do RedHat o processo é um pouco mais complicado visto que você tem que substituir o "X Font Server" original, xfs. Mas na minha opinião, vale mais a pena fazer um upgrade para a versão mais recente do Linux e aplicativos. Os benefícios são bem maiores.

Estou incluindo abaixo mais alguns endereços que oferecem programas e informações sobre o uso de fontes True Type em Unix.

X-TrueType Server Project http://X-TT.dsl.gr.jp/

xfsft: TrueType Font Support For X11 http://www.dcs.ed.ac.uk/home/jec/programs/xfsft/

XFSFT http://www.darmstadt.gmd.de/~pommnitz/xfsft.html=

Software http://math.missouri.edu/~stephen/software/=

XFS-Install http://math.missouri.edu/~stephen/software/xfsft/xfs-README/INSTALL=



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script