você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Usando o Corretor Ortográfico do OpenOffice no Mozilla Thunderbird

Colaboração: Márcio Roberto Pantoja Moraes

Data de Publicação: 29 de Agosto de 2006

Para usar o corretor ortográfico do OpenOfice.org ou do BrOffice.org no Mozilla Thunderbird do Linux, baixe o arquivo de palavras de http://www.deso-se.com.br/downloads/pt_br-1400R.zip e descompacte-o no diretório /usr/lib/thunderbird/components/myspell/, dependendo de sua distro esse diretório pode ser diferente. Então, se o mesmo não existir no seu sistema procure em outros lugares ou use o comando ``rpm -ql mozilla-thunderbird`` ou rpm -ql thunderbird para descobrir onde ele se encontra.

Agora, se você estiver usando a última versão do BrOffice.org 2.0.3, você pode copiar diretamente os arquivos pt_BR.aff e pt_BR.dic de /opt/broffice.org2.0/share/dict/ooo/ para /usr/lib/thunderbird/components/myspell/.

Se você estiver usando o thunderbird, você deve fechá-lo e abrí-lo para que o thunderbird carregue o novo corretor ortográfico.

Para usar o corretor ortográfico clique em "Nova Mensagem", aparecerá a janela de "Edição de Mensagem". Observe que o botão "Ortografia" está desativado. Para ativá-lo devemos clicar na caixa de texto onde escrevemos a mensagem e verificamos que o botão foi ativado. Se você clicar nesse botão, aparecerá uma janela "Verificar ortografia" onde em "Idioma" voc pode escolher pt_BR.

Você pode também clicar mantendo pressionado o mouse na marca (seta) ao lado do botão "Ortografia" na janela "Edição de Mensagem", onde aparecerá a opção pt_BR para que o texto digitado no corpo do e-mail seja corrigido com nosso dicionário.

Observe que algumas palavras do texto serão marcadas em vermelho como num editor de textos. Se você clicar com o botão direito em cima da palavra grifada em vermelho, você terá as sugestões das palavras e também poderá adicionar a palavra ao dicionário ou ignorar palavra.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Márcio Roberto Pantoja Moraes

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script