você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Usando o Console texto

Colaboração: Yanko Costa

Data de Publicação: 02 de novembro de 2012

Recentemente, ao auxiliar um colega que estava com o ambiente gráfico instável, percebi que algumas coisas que usávamos há alguns anos atrás não são mais tão conhecidas pela maioria dos usuários acostumados (também no linux) a utilizar somente o ambiente gráfico. :)

Uma delas é o ctrl+alt+fn.

Quando um (ou um conjunto) de aplicativos no ambiente gráfico (kde/gnome) ficam muito lentos, impossibilitando o fechamento (inclusive o aplicativo de terminal não inicializa), você pode se utilizar do ctrl+alt+fn (n = 1 a 6) e sair para o console texto.

Dentro dele pode logar e analisar com um top, ps, htop, etc... qual o aplicativo que está consumindo todo o processador/memória e usar nosso "amigo" kill...

Para voltar ao ambiente gráfico, basta um alt+f7 (sem o ctrl).

Num passado recente, era comum utilizarmos destes consoles virtuais, acionando alt+fn para trabalharmos em várias sessões ao mesmo tempo. Atualmente, com a possibilidade de iniciar vários xterm dentro do ambiente gráfico, este artifício ficou esquecido.

Mas como podem ver, ainda "quebra um galho"...

Yanko Costa. Mais um da "velha guarda", mas ainda ativo.... :)


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Yanko Costa

Opinião dos Leitores

Luiz Pedro
10 Nov 2012, 17:52
Ainda uso regularmente os consoles... No trabalho, o Ubuntu não tá configurado direito, e o botão desligar não funciona. Aí lá vou eu fazer logoff, ctrl+alt+f1 , e shutdown -h now pra deligar a máquina na sexata feira. Isso por pura preguiça de de configurar certo... Mas o dia que eu resolver instalar o Slack no Pc do trabalho, aí eu arrumo!

E só lembrando que ctrl+alt+f7 é só um padrão, mas nem sempre seguido. Já encontrei servidores gráficos executando no console 6, 8, ou até 5. Faz anos que não vejo um assim, mas pode acontecer, né?
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script