você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Usando Java para enviar e-mails

Colaboração: Carlos Tosin

Data de Publicação: 10 de março de 2010

Você está desenvolvendo uma aplicação e percebe que o envio de e-mails é necessário. Então você pensa: "será que consigo fazer isso de uma maneira fácil e rápida?". A resposta para essa questão é "sim, você consegue". O Java tem uma API que serve justamente pra isso, a chamada JavaMail API. Ela realmente funciona, mas num primeiro momento não parece muito intuitiva pra quem deseja sair mandando e-mail sem ter que estudar muito.

Por esse motivo o pessoal da Apache, dentro do projeto Commons, desenvolveu a Commons E-mail API. Esta API nada mais é do que um wrapper (ou um adapter, para os que gostam mais de adotar as nomenclaturas usadas nos design patterns) da JavaMail API. A vantagem é que ela é extremamente simples de ser usada pelo programador.

O primeiro passo é fazer o download do JAR e incorporá-lo ao seu projeto. Depois é só usar as classes disponibilizadas pela API e mandar os e-mails. As principais classes da API são as seguintes:

SimpleEmail: representa um e-mail simples que contém apenas texto.

MultiPartEmail: representa um e-mail que pode conter arquivos atachados.

HtmlEmail: representa um e-mail escrito em formato HTML.

EmailAttachment: representa um arquivo a ser atachado no e-mail (usado apenas com as classes MultiPartEmail e HtmlEmail).

Outra característica dessa API é o suporte a envio de e-mails através de servidores de SMTP que requerem autenticação. É preciso apenas informar o nome de usuário e a senha, além do endereço do servidor SMTP.

Este é um exemplo básico de como seria o código para envio de um e-mail em texto através de um servidor de SMTP autenticado:

  01	SimpleEmail email = new SimpleEmail();
  02	email.setHostName("smtp.somedomain.com");
  03	email.setFrom("me@somedomain.com");
  04	email.setAuthentication("usr", "pwd");
  05	email.addTo("someone1@somedomain.com");
  06	email.addCc("someone2@somedomain.com");
  07	email.addBcc("someone3@somedomain.com");
  08	email.setSubject("Meu primeiro e-mail");
  09	email.setText("Olá, estou usando o Commons E-mail API!");
  10	email.send();

Como é possível perceber, basta instanciar a classe desejada (dependendo do tipo do e-mail que você quer enviar), popular o objeto e chamar o send(). O resto fica por conta da API.

Para mais informações, visite o site oficial da API: http://commons.apache.org/email. Lá você encontra um guia de usuário explicando mais detalhadamente o seu funcionamento.

Carlos Tosin é instrutor oficial dos Cursos On-Line de Java (assista uma vídeo-aula grátis) da Softblue, formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos para Computador pela Universidade Positivo e Mestre em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Trabalha profissionalmente com Java há 7 anos e possui 4 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para a IBM dos Estados Unidos, utilizados a nível mundial. Atua há mais de 2 anos com cursos e treinamentos de profissionais em grandes empresas. Possui as certificações da Sun SCJP, SCJD, SCWCD, SCBCD, SCEA, IBM SOA e ITIL Foundation.


Veja a relação completa dos artigos de Carlos Tosin

 

 

Opinião dos Leitores

marcelo
15 Nov 2011, 05:47
eu quero java
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script