você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Update do webmin

Colaboração: Ali Faiez Taha

Data de Publicação: 27 de Janeiro de 2003

Na versão do FreeBSD 4.7, o OpenSSH que vem instalado está na versão 3.4p1.

Pelo WEBMIN (última versão: 1.050, de 16 de Dezembro de 2002), nas configurações do servidor SSH, mais especificamente no controle de acesso, onde devem ser especificados os usuários e grupos que terão acesso ao servidor, há uma "característica não correta" nos scripts Perl que fazem esta configuração.

Os dados destes campos (usuários e grupos) são separados por um espaço em branco. O que aparece na tela do Browser está assim, separado por espaços em branco.

Porém, no arquivo de configuração (/etc/ssh/sshd_config) os dados aparecem separados por uma vírgula.

Entrei em contato com o autor deste módulo do Webmin e ele me passou a informação de que fez as configurações para a versão do OpenSSH 3.2 e SSH 3.2, e acima desta, usando o separador de campo como sendo uma vírgula.

Escrevi para ele dizendo que para a versão OpenSSH 3.4p1, no FreeBSD, este módulo, configurado desta maneira, não funciona. Os campos devem ser separados por um simples espaço.

  ...commas should only be used for SSH versions 3.2
  and above, not OpenSSH. I have posted an updated module at 
  http://www.webmin.com/updates.html

Ele(a) concordou e colocou isto no URL de updates do WEBMIN (www.webmin.com/updates.html), onde encontra-se o módulo mais atualizado.

  The AllowUsers and related directives are not set properly on versions
  of SSH and OpenSSH above 3.2. With OpenSSH commas are used when they
  should not be, and with SSH the reverse happens.

Isto mostra que há diferenças para as configurações do OpenSSH e SSH, em suas diversas versões.

Neste caso, a vírgula pode ser usada no servidor SSH, mas, em alguns casos, não no OpenSSH.

Faltou um pouco de padronização.

Diversos softwares aplicativos trabalham assim. Alguns apresentam diferentes características de configurações que não são adotadas em outros softwares, e estes podem ter até um funcionamento bem parecido.

Uma boa lição é que, na utilização de ferramentas para administração de Sistemas Operacionais, aplicativos, etc, é sempre recomendável que se conheça bem o produto com que se vai trabalhar.

Esta é uma das grandes vantagens do Software Livre : Você tem acesso a tudo e usa da maneira que mais agrada. Você sabe o que está fazendo e não tem nada escondido para lhe amarrar e ficar na dependência do fabricante. O Software Livre proporciona o aprendizado do que se deve fazer e como fazer.

Creio que muitos já passaram por experiências parecidas, em Software e Hardware, mas tem hora em que simples detalhes atrapalham tudo e faz a gente perder bastante tempo e proporciona uma boa leitura dos pequenos manuais.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Ali Faiez Taha

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script