você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

unalias - comentários

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 31 de Outubro de 1997

Aqui vai uma mensagem que me foi enviada pelo Gustavo Chaves <<gustavo (a) cpqd br>>, com relação à dica sobre o comando alias, e que achei muito interessante e que pode ser útil para todos nós administradores de redes.


Gostaria de comentar sobre esta dica a respeito do alias para o comando rm. Aqui, no CPqD da TELEBRÁS, a configuração padrão do ambiente dos nossos usuários inclui a definição exatamente do alias que você sugere. No ano passado, um dos nossos antigos usuários passou a integrar o grupo de suporte UNIX. Não demorou muito pra ele ser batizado com o seu primeiro erro grave. Querendo remover alguns mailboxes de usuários que não mais existiam, meu colega fez o seguinte:

  # cd /var/mail
  # rm *

Ele esperava ser questionado sobre a remoção de cada mailbox mas foi surpreendido por um simples prompt! O problema é que o ambiente do usuário root não tem a definição do alias rm como os usuários normais.

Acho que você pode dizer que o ambiente de root deveria ser modificado. Mas eu acho que isto não resolve o problema a longo prazo, pois mais dia menos dia você vai acabar usando um outro ambiente que não o seu e pode muito bem se esquecer de verificar a existência do alias.

Creio que o melhor seja acostumar os usuários a reconhecer os riscos de cada comando pra pensar o número de vezes necessário antes de apertar o RETURN. E como root, acho que não podemos assumir nada além do padrão, já que os riscos são muito maiores. Não é?

Um grande abraço.

Gustavo.

P.S.: Com o incidente, também aprendemos que o /var/mail precisa de backup. :-)



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script