você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

UDPCAST - Clonando HD's ou partições pela rede

Colaboração: Camilo Arthur

Data de Publicação: 08 de Março de 2006

O UDPCAST é uma ferramenta de transferência de arquivos pela rede que é utilizado para para clonar HD's e/ou partições de várias máquinas ao mesmo tempo.

Para isso, devemos criar uma imagem (seja em disquete ou CDROM) no próprio site do projeto: http://www.udpcast.linux.lu

Criando a imagem:

No menu à sua esquerda, procure pela sessão Online Tools e clique em Web-enabled udpcast configurator: Build your own custom image online!

Na pagina em que se abrirá, escolha o tipo de imagem a ser criada em: Chose the type of image desired

Para quem utiliza esse recurso de clonagem com frequencia, recomendo escolher a imagem de CD-ROM.

Logo abaixo em Chose one or several network modules: você deverá selecionar os módulos de placas de redes que deseja carregar no seu cd. Uma boa dica é selecionar TODOS os módulos, pois nunca se sabe quando e com qual tipo de placa você irá utilizar.

Para quem quer apenas criar uma imagem de disquete, escolha apenas o driver que irá utilizar, para que a imagem caiba no mesmo.

Quem utiliza RAID, HD's SATA ou SCSI, escolha os drivers na opção: Chose one or several disk modules (for SCSI, Raid or SATA):

Depois de selecionados os módulos, clique no botão Enviar Dados para abrir uma página de configuração. Quem quiser deixar permanentes algumas das configurações do UDPCAST, altere com o seu gosto. Peço apenas atenção na opção Transfer direction, pois se você escolher uma das duas opções (Sender ou Receiver), sua imagem irá trabalhar somente com a opção escolhida. Caso deixe sem pré-configuração, quando bootar seu CD ou disquete, irá aparecer um menu para escolher como você pretende utilizar naquele momento, o que facilita muito mais do que ter um CD sendo Receiver e outro sendo Sender.

Agora clique em Download Image para baixar sua imagem.

Se você escolher imagem de CD, utilize um utilitário de gravação de CDs para gravar a mesma, mas caso tenha escolhido imagem de disquete, você deverá entrar com os seguintes comandos em um prompt:

  # cat udpcast.img > /dev/fd0

E pronto, agora é só bootar com o CD as máquinas Receptoras (Receiver) escolhendo as configurações necessárias e depois bootar com o mesmo CD a máquina que irá enviar os dados (Sender), teclando ENTER após sua configuração para que ela possa enviar os dados para as outras máquinas.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Camilo Arthur

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script