você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Trocando a posição e a ordem dos botões nas janelas do Ubuntu 10.04.

Colaboração: Jansen Sena

Data de Publicação: 23 de setembro de 2010

O layout do Ubuntu 10.04 mudou bastante com relação às versões anteriores. Além da mudança dos tons de marrom, já tradicionais, outras coisas também sofreram alterações e o que muitos usuários devem ter percebido é que, dentre essas mudanças, está a posição dos botões de minimizar, maximizar e fechar as janelas. Normalmente, esses botões ficavam parte superior das janelas no canto direito. Agora, por padrão, esses botões mudaram de lado e passaram a ficar no lado esquerdo.

Se isso representa uma mudança desconfortável pra você, saiba que é muito simples de alterar. Aliás, é interessante descobrir que, facilmente, é possível até trocar a ordem desses botões de maneira muito simples. Vamos dar uma olhada?

Para alterar esse compartmento, abra um terminal de comandos e execute o seguinte programa:

  $ gconf-editor

Logo, será apresentada uma janela semelhante a da figura abaixo:

gconf-editor para alterar a posição dos botões das janelas

Em seguida, vá até a opção "apps > metacity > general" e note que, na janela da direita irá aparecer a chave "button_layout". Por padrão, esse campo deve conter os seguintes valores:

  close,minimize,maximize:

Para alterar os botões para o lado direito, tradicional, clique sobre esse campo e altere a posição do ":" para o lado esquerdo, de forma que fique dessa maneira:

  :close,minimize,maximize

Depois, basta pressionar ENTER para confirmar suas alterações e, imediatamente, você irá verificar que os botões mudaram de posição em todas as suas janelas.

Outra mudança possível é alterar a ordem dos botões. Por exemplo, para fazer com que o botão de fechar uma janela seja sempre o mais a direita, como acontece na maioria dos ambiente gráficos, basta trocar o valor da chave "button_layout" para:

  minimize,maximize,close

Pronto. Simples, não? Agora, basta escolher a disposição que mais lhe agrada.

Fonte: http://www.jsena.info/2010/08/15/trocando-a-posicao-e-ordem-dos-botoes-nas-janelas-do-ubuntu-10-04/#more-159



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Jansen Sena

Opinião dos Leitores

AGUINALDO BARBOSA
12 Jan 2011, 00:38
Quero agradecer por esse tutorial, me foi muito útil.
Na verdade DEUS fez o homem para pensar e não para limitar-se naquilo que lhe é imposto pelos outros.
É muito importante que tenhamos pessoas dispostas a ajudar o próximo, sem a intenção de impor suas próprios pensamentos.
Fico contente que tenham essas ajudas, tem me ajudado muito em trabalhar com o GNU/linux.
Peço desculpas se ofendi a alguém, não foi minha intenção.
Fica a todos um forte abraço.

aguina
Ricardo
23 Set 2010, 19:09
Oi Ivo,

não é questão de ofensa; na verdade, para cada opção vão existir vantagens e desvantagens. Como você mencionou, há menos movimento do mouse. Mas na prática aumenta muito o número de cliques errados, justamente por termos uma concentração muito grande de comandos numa pequena região da tela (como pode ser confirmado nas *milhares* de reclamações nos fóruns oficiais do Ubuntu).

Uma das principais obrigação do programador é entender o "modelo mental do usuário". Ou seja, como o usuário espera que o software se comporte. Bons programadores sabem que ir contra o modelo mental do usuário é dar murro em ponta de faca.

Alguns podem dizer que, como todos têm a opção de mudar os botões de lugar, então o problema está resolvido. Não é verdade. Se um usuário muda uma configuração por motivos de gosto, estará criando problemas para outros usuários que venham a usar a máquina, e estejam esperando a configuração default.

Em resumo, a situação já é complicada o bastante sem que os desenvolvedores fiquem inventando complicações além das que já existem naturalmente...

Abrs,


Ivo Eduardo
23 Set 2010, 17:07
Quem faz questão de manter os botões na tradicional posição à direita da tela, está livre para tal. Mas, por favor, não ofendam os outros!

Faz sentido ter os botões próximos aos menus dos aplicativos. Menos movimento do cursor!

Experimentem usar um netbook no colo, para ver como dá para se acostumar e apreciar os botões no lado esquerdo. Mesmo em um desktop, usando mouse, se ajudar a reduzir o desconforto após um dia de trabalho, a mudança terá sido boa.
lucas nunes
23 Set 2010, 08:16
Opá fiz essa alteração mais os botoẽs ficaram no mesmo lugar ou seja do lado esquerdo
Sérgio Luiz Araújo Silva
23 Set 2010, 07:45
Via linha de comando

gconftool-2 -s --type string /apps/metacity/general/button_layout "menu:minimize,maximize,close"
Ricardo
23 Set 2010, 06:44
A maneira arbitrária com que foi tomada esta decisão demonstra um total desrespeito pelos usuários, por parte dos desenvolvedores do Ubuntu. O lema do Ubuntu é "Linux para seres humanos". Bem, seres humanos não gostam quando os botões que sempre estiveram no mesmo lugar aparecem do dia para a noite em um lugar totalmente diferente. E os seres humanos vão continuar levando o cursor do mouse até o mesmo local em que eles estavam, involuntariamente, causando desconforto e decepção.

Tudo isso para tentar copiar o Mac OS... Se os desenvolvedores do Ubuntu quiserem ter usuários fiéis, é bom que parem de tomar estas decisões arbitrárias, incômodas, e sem nenhum motivo justificável.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script