você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Transferência segura de arquivos com ssh e ftp

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de Julho de 1999

Juntamente com o ssh vem o comando scp que pode ser utilizado para transferir arquivos de forma segura entre dois computadores.

Em plataformas Windows, existe uma implementação do comando scp, que tem entretanto um grave problema. Não aceita wildcards (*). Desta forma, para transferir múltiplos arquivos, você tem que digitar o nome de todos eles.

Existe uma alternativa, em que um túnel seguro é criado entre as duas máquinas, com ssh, encriptando toda a comunicação entre elas.

Para criar o túnel, primeiramente faça uma conexão com a máquina destino com o programa ssh:

   ssh -L3321:asterix:21 asterix

Onde está escrito asterix escreva o nome da máquina remota com a qual está sendo criado o túnel com ssh. O valor 3321 indica que todos os dados direcionados para a porta local de número 3321 serão redirecionados para a porta 21 (ftp) da máquina remota.

A partir daí você pode estabelecer uma sessão ftp normal com a porta local 3321 que todos os dados serão redirecionados para a porta remota:

  ftp localhost 3321

Lembre-se bem, a porta local deve ficar acima de 1024, pois todas as portas de 1024 são privilegiadas e utilizadas apenas pelo usuário root.

A transferência de dados é feita utilizando-se o modo passivo. Se o seu servidor ou cliente não suporta transferência de dados em modo passivo, então não tem jeito, você vai ter que usar mesmo o comando scp.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script