você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Teste sua conexão e ao mesmo tempo ajude a melhorar toda a Internet

Colaboração: Antonio Marcos Moreiras

Data de Publicação: 30 de dezembro de 2010

Um acordo entre o NIC.br e a revista INFO permitiu o surgimento de uma ferramenta poderosa, para a medição da qualidade da Internet no Brasil, que pode ser encontrada no seguinte endereço:

http://info.abril.com.br/banda-larga/

OK, você me diz, há várias destas por aí... Algumas até mais bonitas e rápidas, e que não ficam pedindo tantas informações antes de rodar o teste.

Acontece que o NIC.br é o braço executivo do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), responsável, em última instância, pela governança da Internet no Brasil. Os dados da ferramenta dão subsídios para as ações do Comitê em benefício da própria Internet. A ferramenta usa Java e é uma das mais precisas que podem ser feitas, utilizando-se a Web, pois os servidores contra os quais são feitos os testes estão nos diversos Pontos de Troca de Tráfego espalhados pelo país (são como grandes hubs, onde diversos provedores se conectam para trocar informações entre si).

Além disso a Info divulgará os resultados dos testes, o que permitirá que os internautas brasileiros tenham uma boa idéia de como anda a qualidade do serviço de cada provedor.

Vale a pena testar, e divulgar!

Antonio M. Moreiras é engenheiro e trabalha no NIC.br, é responsável por projetos como a disseminação do IPv6, e o fornecimento da hora correta via Internet com o NTP.br.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Antonio Marcos Moreiras

Opinião dos Leitores

rogério machado
30 Dez 2010, 16:10
mas justo na info? aquela revista do povinho que só sabe falar "gadget", "appstore" e tempo da bateria (do mesmo "gadget")?

Paras as pessoas quem esses resultados mais fariam sentido visitam clube/guia do hardware, revista Upnp, Linux Magazine, etc (dessas pra "gente que faz" e não gente que manda fazer)

Tenho certeza que logo depois da divulgação vai ter um email com uma promoção de assinatura, senão porque a necessidade do email ?
Antonio M. Moreiras
30 Dez 2010, 12:46
Olá, pessoal, gostaria de esclarecer sobre o link da Info, versus o link direto.

O software que roda no link da Info é diferente do que roda no link direto, divulgado pelos colegas Rogério Machado e Dennis Faria. Por exemplo, no link da Info nós perguntamos antes qual a velocidade contratada, e o software diagnostica a conexão, dizendo se está ou não dentro do esperado.

Outra diferença, é que fazendo o teste pelo link da Info, o pessoal da revista tem acesso aos dados, e o resultado dos testes será publicado posteriormente.

Recomendo, então, usar o link da Info, que postei na dica.

As críticas ao funcionamento, como as do André e do Paulo, são bem vindas. Se puderem enviar detalhes para moreiras@nic.br (erro apresentado, versão de SO, de navegador web e do cliente Java utilizado), encaminharei à equipe de desenvolvimento do SIMET, que certamente trabalhará para corrigir o problema.

[]s
Antonio M. Moreiras.
Giuliano
30 Dez 2010, 12:43
Tentei usar o aplicativo e deu erro. Tentei achar um endereço para reportar o erro e também não encontrei.
Paulo Vitor
30 Dez 2010, 11:49
Infelizmente a aplicação é horrível, não dá nem para chamar de versão beta.
Bem que tentei usar (e persisti bastante).
Não localiza CEP's válidos; qualquer erro que dá apaga todos os dados que você havia inserido antes; tentei com vários CEPs direntes de Campinas e sempre diz que "Não foi possível encontrar o servidor mais próximo" embora, mesmo assim, coloque na sua cara um botão "Iniciar Teste" (que não vai fazer nada se você clicar nele!). Em resumo: uma aula de como fazer uma aplicação com a pior usabilidade possível.

Que as boas intenções se concretizem numa próxima versão!
André Gomes
30 Dez 2010, 11:48
Tentei realizar o teste. Uso Ubuntu 10.04 com firefox.
O teste retornou uma página em branco e o aviso de Interrompido.
Joner Cyrre Worm
30 Dez 2010, 11:36
Só depois de postar o comentário e ler os demais que ví o link não encapsulado, é a idade chegando... :-D
Mesmo assim valeu Dennis Faria e rogerio machado. O Antonio Marcos Moreiras estava possivelmente respeitando a "parceria" ao divulgar o link da Info...
Joner Cyrre Worm
30 Dez 2010, 11:27
Parabéns ao trabalho do NIC.BR, que vem modernizando a Internet no Brasil, e o teste está muito bom, gostei muito da opção avançada de escolher o servidor de testes, e pude constatar que a performance de meu ISP (GVT) está 100% tanto localmente (Porto Alegre) quanto em São Paulo onde estão os grandes datacenters. Só um apelo assim do NIC.BR para eu acessar o site da Info ;-) .
Dennis Faria
30 Dez 2010, 09:01
O endereço correto e não encapsulado é: http://simet-publico.ceptro.br/SIMETTrataCEPCookie/index.htm. Este não é um serviço da Abril e sua revista info. Modifique seu texto.

Grato.
rogerio machado
30 Dez 2010, 02:59
mas se voce não quiser passar pelo site da INFO, pode acessar o link direto:

http://simet-publico.ceptro.br/SIMETTrataCEPCookie/
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script