você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Teste de qualidade de conexão Internet

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 24 de outubro de 2013

Recentemente entrei em contato com meu provedor de Internet para reclamar da instabilidade da conexão. O atendente fez alguns testes e me afirmou que tudo estava lindo e maravilho, sem problema algum.

A questão é que a minha velocidade de conexão caia a zero em alguns momentos e eu precisava de algo que avaliasse a qualidade da conexão ao longo de um período de tempo.

Após algumas pesquisas, eu cheguei ao site TestMy.Net - Broadband Internet Speed Test. Neste site você pode fazer o agendamento dos testes da maneira que achar melhor, especificando o intervalo de tempo entre um teste e outro bem como o número de testes.

Ao final do período especificado, o sistema gera um relatório dos resultados obtidos.

Crédito da imagem: Forums.att.com

Como podemos ver do exemplo acima, realizado em um período de cinco dias, a qualidade de velocidade para download varia enormemente, ao passo que a velocidade de upload se mantém praticamente constante.

Enfim, um ótimo recurso para nos ajudar a reclamar do péssimo serviço de Internet oferecido pela maior parte das empresas estabelecidas no Brasil.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Tadeu Miyoshi
26 Out 2013, 15:26
Bom testei a ferramenta , e verifiquei que busca servidores internacionais para fazer teste , lembrando que quando fazemos um teste para um site internacional identificamos que as rotas internacionais, tem o tempos de resposta alto.Com isso faz a velocidade da conexão oscilar e muito.Na minha opinião a melhor coisa fazer é testar em servidores nacionais para verificar a sua conexão.
Rubens Queiroz de Almeida
24 Out 2013, 17:46
Lyma, obrigado pela dica, vou fazer um teste com esta ferramenta do NIC.br e publico os resultados aqui.
Lyma
24 Out 2013, 17:37
É uma boa dica Rubens, porém, eu trabalho em uma empresa de telecom e tenho banda na casa dos Gbps aqui, porém o teste informa somente 1Mbps de download.... acho que tem algo errado nisso.
Lembrem-se que temos que levar em conta que o site pode ter limitação em sua hospedagem que irá variar os resultados durante o dia.
Normalmente uso o Simet do proprio NIC.br (orgão que regularmenta a internet no Brasil) em http://simet.nic.br/ para medições de banda... vale a pena dar uma olhada! (isso pode virar uma contra-dica :D )

Um abraço mestre!
Rubens Stuginski Jr
24 Out 2013, 16:24
Exatamente o que estava procurando. A minha conexão cai sempre que não estou em casa e quando chego, recebo uma enxurrada de reclamações.

Agradecido!
Jorge
24 Out 2013, 11:06
Excelente!

Estava procurando algo deste tipo, pois observo que o provedor (ADSL) que contratei (não tenho outra opção) tem vários significativas de velocidade. Talvez pela piora da relação S/N , as velocidades caem muito.

Obrigado!!!
Rubens Queiroz de Almeida
24 Out 2013, 10:51
Angelo, eu acho que sim, alias, foi exatamente por esta razão que eu busquei esta solução.
Angelo M. Rodrigues
24 Out 2013, 10:06
Mas será que isso seria válido para apresentar para as operadoras de Internet que só nos "enganam" com essas promessas de internet Rápida??
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script