você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Tabserver - Controle de Usuários e Atualizações em Máquinas Desktops

Colaboração: Júnior Alex Mulinari

Data de Publicação: 15 de Fevereiro de 2005

O Tabserver é um sistema que gerencia um conjunto de máquinas e usuários de diferentes redes, garantindo a atualização automática de equipamentos e o monitoramento dos usuários conectados.

O sistema foi desenvolvido para trabalhar da maneira mais invisível possível, para que o usuário, além de não perceber que sua máquina está sendo atualizada, tenha a certeza de que ela sempre estará preparada para todas as novas funções necessárias. A atualização das máquinas é feita de forma remota.

O TabServer agiliza a solução de problemas, muitas vezes antecipando-se a eles, através de procedimentos de manutenção pro-ativa, uma vez que a cada nova necessidade detectada, a mesma é atendida e sua aplicação automatizada para as demais máquinas da rede.

A listagem de usuários conectados na rede permite um contato remoto imediato com os mesmos, tornando a solução de problemas mais rápida e sem a necessidade de deslocamento da equipe de suporte. Nesta listagem são encontradas várias informações sobre os computadores dos usuários: endereço IP, mac address, nome da máquina, sistema operacional, além de informações sobre o próprio usuário (dentre elas o ramal telefônico, nome completo e sua localização).

A solução surgiu como resposta ao crescimento rápido do número de usuários, dos sistemas de informática e consequentemente do parque de máquinas da Univates (Instituição para a qual a Solis presta serviços de suporte). Este crescimento gerou a necessidade de criação e manutenção de um padrão nas instalações. O Tabserver inicialmente era o sistema responsável pela automação das atualizações de software, garantindo a manutenção de uma configuração padrão dos computadores. Na evolução do sistema foram acrescentados os mecanismos de listagem de usuários e acesso direto às suas informações e a de suas máquinas.

Características técnicas:

  • Suporte a várias redes;
  • Log de transações;
  • Atualizações de forma atômica;
  • Identificação via mac address;
  • Suporte a OpenLdap;
  • Registro de tempo de acesso em Banco de Dados (PostgreSQL).

O Tabserver é totalmente escrito em scripts shell, desde o controle de atualizações até a interface web com os usuários do sistema.



Veja a relação completa dos artigos de Júnior Alex Mulinari

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script