você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook

Colaboração: Rodrigo de Toledo

Data de Publicação: 09 de setembro de 2011

Na última semana uma interessante discussão surgiu com alguns amigos mais próximos, sobre uma questão que eu resolvi compartilhar com os leitores deste site, o uso do Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook?

Atualmente centralizo todo o meu trabalho em um Macbook Pro com 500GB de HD e 8GB de RAM, com um backup feito em um Time Capsule da Apple e um HD externo, o que reduz drasticamente qualquer risco com minhas informações, mas em caso de perda ou roubo da máquina o prejuízo financeiro pode ser muito grande, pois para adquirir outro computador semelhante o desenbolso seria alto.

A alternativa seria utilizar um tablet com um teclado externo e um aplicativo para acesso remoto do computador em casa, o que reduziria muito o risco, pois o tablet custa uma fração do preço de um Notebook com uma boa configuração, logo sua perda pode ser assimilada de forma menos traumática.

A parte ruim desta troca é a redução da produtividade, mas acredito que seja um custo consideravelmente baixo a pagar pela tranquilidade de andar pelas ruas de São Paulo com um aparelho bem mais barato do que um Notebook!! Depois de vários testes e boas conversas eu acabei decidindo optar pelo trabalho com o tablet (iPad ou Android) nos trabalhos externos, com exceção dos períodos de férias, que na minha opinião por serem mais longos é sempre bom estar preparado para resolver qualquer problema com todo o poder que somente um bom notebook pode dar! De qualquer forma vou testar por mais alguns dias para ver se os tablets Xoom e iPad realmente podem resolver o problema ou são somente uma forma de quebrar o galho com um equipamento caro.

E na sua opinião, o uso do Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook?

Artigo publicado originalmente no blog do autor


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rodrigo de Toledo

Opinião dos Leitores

Josenir
12 Set 2011, 10:37
Trabalho bastante em clientes e no meu caso tenho usado apenas o tablet (tenho um Galaxy) algumas vezes no lugar do notebook. É menos produtivo e não resolve em todas as situações, mas o peso faz toda a diferença. Minha coluna agradece.
Normando Mendonça
12 Set 2011, 08:38
Olhando pelo aspecto do hardware, o prejuízo fica deveras diluído. O problema maior está na administração de dados. A custódia e a utilização de métodos de cópias de segurança tem que obedecer a uma extrema disciplina.
gpr.ppg.br
11 Set 2011, 16:57
tambem sou a favor desse: ASUS TRANSFORMER com teclado que vai até 16 horas ligado.
David Mello
11 Set 2011, 11:43
Honestamente, se precisa mesmo de um notebook, existem notebooks de 1300-1700 reais, que é a mesma faixa de um tablet e que faz a mesma coisa.... e dificilmente será necessário ter um MACBOOK PRO, especificamente, para fazer trabalhos moveis.... considere tambem o ASUS TRANSFORMER... que pode ser adquirido com teclado (ainda não no brasil-il), parecer um netbook, e em reviews é o unico que pode bater pau a pau com o ipad.... ou seja, se for para reduzir custos pode ser um notebook low-cost e não necessáriamente um tablet... se for pra impressionar dai pode ser um tablet....
Helio Elias
11 Set 2011, 10:22
Vejam o Iconia da Acer este parece que promete.
http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/series/iconia-tab-a
Antonio Carlos
10 Set 2011, 14:53
Em minha modesta opinião, acho que a melhor solução é a aquisição de um note/netbook, a contratação de seguro (como disse o amigo Aldemir Vieira) e sincronia dos dados com NAS (FreeNAS, p.ex.) e/ou servidores especializados (Google Docs, Dropbox etc)
Aldemir Vieira
09 Set 2011, 15:41
Um seguro não resolveria? É extremamente barato. Tenho seguro de notebook e até da minha camera digital. Com isso acho que resolvo o problema de reposição que a enquete ressalta.
Matheus Bedoni
09 Set 2011, 12:46
Sinceramente!? Mais uma bugiganga das infinitas bugigangas que o mercado nos faz acreditar que precisamos!
De qualquer maneira um tablet é uma bugiganga fantástica! :)
Tenho um note que fica na agência e nos trabalhos externos uso o tablet... já aconteceu a necessidade de utilizar recurso que só o note tem e, nessa ocasião, usei um desktop remoto. Resolveu.
gpr.ppg.br
09 Set 2011, 12:44
sou contato comercial de um site em minha cidade: www.campogrande.com.br e ando de onibus... e toda vez que os noticiarios falam em assaltos nos mesmos eu penso que um tablet dentro de uma pasta comercial não chamaria atenção... pareceria apenas papeis. sem contar o peso.
RAIMUNDO PORTELA
09 Set 2011, 10:29
Não! Sai até mais caro em muitos casos :-)
O tablet chama mais atenção do que os já muitos comuns notebooks, mesmo se você andar com um notebook ching-ling os ladrões não vão querer saber, tablet é coisa da moda e vão roubar para vender rapidinho, imagine um iPad da vida.
Sergio Pohlmann
09 Set 2011, 08:58
Uso notebook como máquina do dia a dia, já faz algúm tempo. Especialmente, optei por um HP DV7, por dispor de teclado numérico incorporado muito parecido aos teclados desktop convencionais. Desta forma abandonei meu desktop em casa, e passei a usar somente o notebook, que sincronizo com um par de servidores e um HD externo.
Pero para isto, pago dois preços altos: O medo de perder ou de ter roubado o notebook, e o peso do portátil, que por ser deste tamanho, não é assim tão portátil. Evidentemente, se usara um "air" o um destes modelos ultralevas, me facilitaria a vida, mas o outro fator (o medo de ser roubado ou de perder) aumentaria, já que estes equipamentos são mais caros.
Resumindo: Acho que o uso de um tablet pode ser uma excelente solução. Pessoalmente, penso que a perda de produtividade pode ser quase nada, ou nada mesmo, como a opinião anterior, do Thiago. O único detalhe a observar é a questão das preferéncias pessoais arraigadas. No meu caso, quero um teclado em inglés e o numérico reduzido. Cada um terá suas opiniões, e existem soluções adequadas para cada caso.
Agora, quem utiliza um tablet como ferramenta de trabalho deve sempre ter em conta que não pode ser seu único dispositivo, visto que algumas opções podem não estar disponiveis no mesmo (exemplo: gravar um DVD).Para Estes casos, sempre vale o equipamento de respaldo, desktop ou notebook, que segue dispondo de mais recursos.
Orlando Tempobono
09 Set 2011, 08:57
Tablet com teclado externo ? na minha opinião é uma aberração! por que não um notebook?
Pra falar a verdade não consegui produtividade no ipad2 deixei em casa e voltei para o notebook, quanto a utilizar os dados remotos em meu desktop, considero isto uma boa.
Carlos Van
09 Set 2011, 08:51
Se você considerar sempre ter um Macbook Pro, sempre será vantagem ter um Tablet para tentar reduzir o risco financeiro, mas se você não precisar de um Macbook Pro para trabalhar, existem muitos notebooks e netbooks sendo vendidos a preços muito inferiores a Ipad e Xoom o que já não configuraria vantagem financeira.
Sobre a questão dos dados, sem dúvidas é melhor ter seus dados sincronizados com algum serviço online (Ex: Dropbox). Hoje se alguém furtar o meu notebook, estará levando somente um dispositivo eletrônico sem nenhum dado meu.
Thiago Serra F Carvalho
09 Set 2011, 08:40
Eu sou usuário de um Xoom 3G da motorola a quase 3 meses.
Minha produtividade não diminui. Esse talvez seja o fato mais importante. Tambem tenho um notebook toshiba e dois hds externos com backup. Documentos mais importantes tenho sincronizados com o dropbox ou docs do google. A mobilidade e o alivio no peso tem sido muito importantes e, pelo menos pra mim, o tablet foi um excelente aquisição. Um teclado externo talvez seja o proximo passo.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script