você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

SwingTail - um tail com abas

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 11 de novembro de 2013

Você conhece o comando tail, certo? Se não, em resumo ele é um comando que permite que você monitore um arquivo texto que cresce dinamicamente, como os arquivos de log do sistema. Exemplo:

  sudo tail -f /var/log/syslog

O comando acima lista em sua tela as mensagens que são acrescentadas ao syslog. Quando você está diagnosticando um problema daqueles mais cabeludos, não é incomum você ter mais de uma janela com o comando tail em execução, muitas vezes associado a um "| grep" para filtrar mensagens suspeitas. Às vezes também é bom ter a opção de dar uma pausa na leitura de um arquivo, comparar com outro, continuar e navegar para registros de tempos anteriores. Para isso o SwingTail é bastante útil.

O programa, escrito em Java e fornecido com o código fonte é de execução simplíssima! Baixe o arquivo jar da página do projeto e execute-o com o seguinte comando (no lugar onde baixou o arquivo):

  sudo java -jar SwingTail-3.0.0.jar

Agora use File > Open para cada arquivo de log que você quiser abrir. Eles serão abertos em abas, com um conveniente botão para que você pause e reinicie a leitura do arquivo. Use também File > Filter para colorir mensagens críticas ou gerar um alerta sonoro quando aquele endereço suspeitíssimo reaparecer em seu /etc/hosts.deny.

Leia também:

Antes prevenir do que remediar

Já sabe como fazer chimarrão?

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Azuil
12 Nov 2013, 10:00
Vale salientar que, por ser em java, funciona no windows também.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script