você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Steganografia - Veja além do que os olhos permitem

Colaboração: Renato Rudnicki

Data de Publicação: 24 de Junho de 2006

Esta dica tem objetivo acadêmico. Não me responsábilizo pelo seu uso de maneira incorreta. Steganografia é uma tecnica de criptografia que permite "esconder" informações em um arquivo gráfico ou de audio. Hoje em dia, há cerca de 3% de imagens na internet que contém algo oculto em sua imagem. Há vários programas que utilizam esta tecnica. Aqui irei falar do JPHide e o JPSeek. JPHIDE e JPSEEK são os programas que permitem que você esconda um arquivo em uma imagem do visual do JPEG. Há uns lotes das versões dos programas similares disponíveis na Internet, mas JPHIDE e JPSEEK são especiais. O objetivo de projeto não era simplesmente esconder um arquivo mas fazer isto de tal maneira que é impossível provar que arquivo contém alguma mensagem escondida. Dado uma imagem visual típica, uma taxa baixa da inserção (sob 5%) e a ausência de um arquivo original, não é possível concluir com nenhuma certeza de valor que a imagem contém dados introduzidos. Enquanto a porcentagem da inserção aumenta a natureza estatística dos coeficientes do JPEG difere do "normal" até ao ponto em que levanta a suspeita. Acima de 15% os efeitos começam a tornar-se visíveis ao olho nú. Naturalmente algumas imagens são muito melhores do que outras quando usando com uma informação escondida.

Isto está disponível como uma versão de Linux e windows para interessados testarem essa técnica. Porém a maior parte dos arquivos está em extensão tgz (pacotes slackware) que podem ser encontrados em http://www.software-mirror.com/linuxpackages/Slackware-10.0/Console/jphs/

Arquivos de computadores (em imagens neste caso) contêm áreas não utilizadas ou insignificantas de dados. Steganografia faz exame da vantagem destas áreas, substituindo-as com dados escondidos. Steganografia pode também ser usado para criar marcas d'agua digitais como marcas registradas encaixadas.

Para esconder uma informação em um arquivo jpg, usa-se a seguinte sinta-se:

  ./jphide /local_da_imagem/imagem.jpg 
           /local_da_imagem/imagem_renomeada.jpg  
  	 /local/arquivo_com_mensagem_a_"esconder"

nesta parte, ele irá pedir para que você insira uma senha na nova imagem. É obrigatório a digitação de uma senha.

Para "visualisar" informações contidas no arquivo anterior, usa-se o seguinte comando:

  ./jpseek /local_onde_esta_o_arquivo/arquivo.jpg  
           /local_onde_desimcriptara_o_arquivo/arquivo.jpg

ao digitar este comando, ele pedirá uma senha, que deve ser a senha que foi inserida pelo jphide.

Essa tecnica ainda é um assunto relativamente novo e pouco conhecido, não havendo ainda muito material disponível na internte.

Qualquer dúvida estou a disposição pelo email: <renato people (a) gmail com>


Fórum Debian

Colaboração: Fernando M. Morgenstern <<fernando (a) forumdebian com br>>

O Debian sempre baseou seu suporte em listas de discussão, porém elas acabam não sendo muito acessíveis, principalmente para iniciantes que procuram uma 'solução rápida' para o problema. O Fórum Debian vem como uma forma de suprir esse espaço aberto tendo um visual leve e intuitivo para que cada vez mais pessoas descubram o maravilhoso Debian.



Veja a relação completa dos artigos de Renato Rudnicki

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script