você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

StarOffice - Uma Introdução

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 21 de Setembro de 1999

Introdução

O StarOffice é um produto de automação de escritórios, que oferece uma funcionalidade semelhante à do Microsoft Office. Este produto era originalmente comercializado por uma empresa alemã chamada StarDivision. Esta empresa foi recentemente adquirida pela Sun, que tornou o software totalmente gratuito tanto para uso pessoal como comercial.

O software é bastante poderoso e compatível com MSOffice. Ele lê e grava nos formatos Word, PowerPoint, etc. Tem um formato de gravação próprio, porém lê e grava em formatos de outros pacotes de automação de escritórios. Podem ocorrer algumas diferenças de formatação, porém mínimas. No pacote, além dos softwares de apresentação e edição de textos, temos também planilha eletrônica (compatível com o Excel), software gráfico, banco de dados, editor HTML, leitor de email/news, calendário, e um editor de fórmulas. A interface, embora diferente da do Office, é bastante intuitiva e fácil de se dominar.

O maior problema é que não roda em equipamentos menos poderosos. O requisito mínimo de hardware é um PC Pentium com no mínimo 32MB de memória sendo o ideal 64 MB. Ocupa 90MB de espaço em disco podendo chegar até a 150MB para uma instalação completa.

Distribuição

O software StarOffice pode ser obtido diretamente do site da Sun, em

http://www.sun.com/staroffice/

Instalação

Windows 95/98/NT

A instalação do StarOffice em ambiente Windows é semelhante à instalação de outros produtos nesta plataforma. Basta obter o binário e executá-lo, invocando-o pelo nome a partir de uma janela DOS ou através do Windows Explorer. Basta responder então às perguntas que forem apresentadas .

Unix (Linux e Solaris)

A instalação do StarOffice em ambiente Unix (Solaris ou Linux) requer alguns passos adicionais. O recomendável é que se faça a instalação para uso de múltiplos usuários (opção /net do script de instalação). Desta forma a instalação deve ser feita primeiramente pelo usuário root e em seguida cada usuário realiza a sua configuração pessoal.

O primeiro passo é obter o software adequado para a sua plataforma e instalá-lo seguindo os seguintes passos:

Expandir o arquivo tar original

  # cd /usr/local/src
  # tar xvf so51a_lnx_03.tar

Executar o script de instalação

  # cd so51inst/office51
  # ./setup /net

Responder às perguntas que se seguem

Uma vez concluída esta etapa cada usuário deve invocar o programa setup para realizar a configuração pessoal. Esta configuração irá requerer aproximadamente 2MB na área de cada usuário.

  % cd /usr/local/src/so51inst/office51/bin/
  % ./setup

Quando comercializado pela empresa StarDivision o produto requeria um cadastro por parte do usuário para que a instalação pudesse prosseguir. Este registro não é mais obrigatório. Todavia o processo de instalação ainda requer que o usuário preencha algumas informações pessoais.

Recomendações de Uso

Reinstalação

O StarOffice cria um arquivo de nome .sversionrc, com o seguinte conteúdo:

  [Versions]
  StarOffice 5.1=/home/queiroz/Office51

Este arquivo indica onde foi feita a instalação do StarOffice. Caso o programa setup seja invocado novamente o processo de instalação é abortado dizendo que o StarOffice já foi instalado. Para resolver este problema basta apagar este arquivo e refazer a instalação.

Compatibilidade com formatos Microsoft

O StarOffice interpreta bem o formato Word 6.0/95 porém o mesmo não ocorre com o formato. Neste formato as incompatibilidades são maiores. Uma alternativa é converter, a partir do Office 97, para o formato Word 6.0/05 e em seguida lê-lo no StarOffice. Esta alternativa geralmente funciona muito bem. Outra possibilidade é salvar o arquivo no formato RTF (Rich Text Format) para então usá-lo no StarOffice.

Colaboração: Edmilson Bellini Chiavegatto

Referências Adicionais

Finalmente, para quem quiser ouvir opiniões de outras pessoas sobre o StarOffice, estou anexando algumas URLs de artigos escritos sobre o assunto:

StarOffice Editor http://linuxfocus.npi.msu.su/Portugues/July1998/article6.html

Almost replacing Word with StarOffice http://users.smileys.net/~leonb/StarOffice-wars.html=

Freeware mais profissional do que nunca http://aqui.cade.com.br/download/19990518/19990518download.htm

Suíte tem mesmas funções do Office http://www.estado.com.br/jornal/suplem/info/98/11/30/info023.html

StarOffice on the Campus http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/so/campus_all.pdf

Sun gives away StarOffice Applications http://www.techweb.com/wire/story/TWB19990831S0002

StarOffice White Paper http://www.sun.com/products/staroffice/pdf/whitepaper.pdf

Sun Microsystems takes productivity to the net http://www.sun.com/dot-com/staroffice.html



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script