você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

StarOffice

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 28 de Julho de 1999

O StarOffice é um produto de automação de escritórios, que oferece uma funcionalidade semelhante à do Microsoft Office. Este produto é comercializado por uma empresa alemã chamada StarDivision. O grande diferencial do StarOffice é ser disponibilizado gratuitamente para uso pessoal. Você pode usá-lo livremente em sua casa e onde quer que seja, desde que não para fins comerciais.

Um outro fator importante é que a licença para instituições de ensino é extremamente atraente. Uma "site license" para uma universidade, com direito a rodar em todas as plataformas disponíveis, (Solaris, Linux, Windows 95/98/NT, OS/2, JAVA) custa apenas U$ 995,00/ano.

A intenção da empresa é disponibilizar este aplicativo, em um curto espaço de tempo, em 23 idiomas. No dia 7 de julho de 1999 foi lançada a versão em português.

O software é bastante poderoso e compatível com MSOffice. Ele lê e grava nos formatos Word, PowerPoint, etc. Tem um formato de gravação próprio, porém lê e grava em formatos de outros pacotes de produtividade. Podem ocorrer algumas diferenças de formatação, porém mínimas. No pacote, além dos softwares de apresentação e edição de textos, temos também planilha eletrônica (compatível com o Excel), software gráfico, banco de dados, editor HTML, leitor de email/news, calendário, e um editor de fórmulas.

Apesar de praticamente dar sem cobrar nada milhares de cópias, o software tem sido um sucesso também dentro de empresas. Em 1998 foram vendidas cerca de 1.200.000 cópias. Além disto, já foi contemplado, nos últimos quatro anos, com prêmios de "Melhor Software", outorgado pela CeBIT, além de diversos prêmios internacionais.

O maior problema é que não roda em equipamentos menos poderosos. O requisito mínimo de hardware é um PC Pentium com no mínimo 32MB de memória sendo o ideal 64 MB. Ocupa 90MB de espaço em disco podendo chegar até a 150MB para uma instalação completa.

A interface, embora diferente da do Office, é bastante intuitiva e fácil de se dominar.

A informação da chave para instalação será então enviada a você via email. Os dados de registro devem ser fornecidos logo no início da instalação. Não é complicado, basta fornecer os dados solicitados.

O endereço na Web da empresa StarDivision é http://www.stardivision.com

Finalmente, para quem quiser ouvir opiniões de outras pessoas sobre o StarOffice, estou anexando algumas URLs de artigos escritos sobre o assunto:

StarOffice 5.0 http://www.warp.com.br/facafazendo/staroffice_5.htm StarOffice Editor http://linuxfocus.npi.msu.su/Portugues/July1998/article6.html Almost replacing Word with StarOffice http://users.smileys.net/~leonb/StarOffice-wars.html= Freeware mais profissional do que nunca http://aqui.cade.com.br/download/19990518/19990518download.htm Suíte tem mesmas funções do Office http://www.estado.com.br/jornal/suplem/info/98/11/30/info023.html



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script