você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

SPAM - Origem do termo

Colaboração: Rodolfo Broco Manin

Data de Publicação: 03 de Maio de 2004

Para aqueles que, como eu, sempre quiseram saber de onde vem a palavra "spam", este trechinho extraido do site da LegalTech pode ajudar...

A palavra "SPAM" surgiu em 1937, como marca registrada da empresa norte-americana Hormel Foods ao criar a primeira carne suína enlatada. Esse produto é largamente consumido até hoje, e emprestou seu nome para uma piada do grupo humorístico inglês Monty Python, episódio que tornou o nome do alimento sinônimo de incômodo na Internet.

Acrescento: Segundo me informou um amigo que viveu nos EUA ha alguns anos, o tal Spam da Hormel era uma espécie de "embutido-enlatado", com aspecto semelhante ao da comida de gato. Era muito barato (coisa de 3a. categoria mesmo), e bastante consumido pelos aposentados estadounidenses, que não podiam pagar por coisa melhor. Uma espécie de "ração para aposentados".

O Monty Python, responsável por produções cinematográficas como A Vida de Bryan, estreava um programa televisivo de humor nos anos setenta, e em um dos episódios um grupo de vikings famintos entrava num bar, e começava a gritar Spam, Spam, Spam, Spam..... de maneira intermitente e irritante, simplesmente impossibilitando qualquer comunicação das outras pessoas presentes com a gritaria repetitiva.

Alguns anos mais tarde, nos primórdios da Internet, no meio de um grupo de discussão, alguém teve a infeliz idéia de enviar mensagens comerciais aos participantes de determinados chats, invadindo os grupos e atrapalhando a comunicação das pessoas. Assim, surge o termo Spam no mundo digital, com a lembrança do episódio do Monty Python por um usuário de grupos de discussão equiparando o envio de mensagens não solicitadas nestes grupos com a gritaria ensurdecedora do programa cômico inglês, e essas mensagens migraram para os endereços de correio eletrônico que começavam a se difundir.

A partir de então, o termo Spam pode ser definido como o envio de mensagem eletrônica não solicitada e autorizada por quem a recebeu. Uma outra versão do significado da palavra spam é a que surgiu no laboratório de computação da South Carolina University, Estados Unidos, onde spam vem a ser algo que não é solicitado e se 'engole'.

Obtido de: http://www.legaltech.com.br/LegaltechSpam1.htm


Alternative Windows Slogans

Microsoft's ad slogan is "Where do you want to go today?" Here are some alternative Windows slogans:

  • Double your drive space: Delete Windows!
  • A computer without Windows is like a fish without a bicycle.
  • Bang on the left side of your computer to restart Windows.
  • Error #152 - Windows not found: (C)heer/(P)arty/(D)ance.
  • Out of disk space. Delete Windows? (Y)es (H)ell, yes!
  • How do you want to crash today?


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rodolfo Broco Manin

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script