você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

SPAM eleitoral

Colaboração: Eduardo Maçan

Data de Publicação: 29 de Setembro de 2002

À medida que se aproxima o dia das eleições, estamos observando o aumento desproporcional do SPAM eleitoral.

O que era nojento, irritante, incômododo e prejudicial já está escapando das esferas do imaginável.

O SPAM, envio de propaganda não solicitada por e-mail, não é uma prática ilegal, mas deveria ser.

SPAM ocupa uma parte considerável dos links com a internet nas empresas, ocupa espaço em seus servidores, nos computadores pessoais, e tempo, muito tempo, de técnicos e usuários para lidar com o grande volume de correspondências que nada têm a ver com os propósitos de seus trabalhos. Multiplique-se pelo número de empresas e pessoas conectadas à internet trabalhando ou estudando e se terá uma noção do prejuízo imenso à sociedade causado pelo SPAM através do desperdício.

Tudo tem um custo. Se levarmos em conta o quanto os SPAMMERS ocupam de cada destinatário de suas mensagens, ele não é nada desprezível. Candidatos enviam SPAM estão dividindo o custo de suas campanhas com pessoas que provavelmente nem votam em suas regiões ou estados.

Se o candidato SPAMMER tivesse alguma consideração, evitaria utilizar estes métodos de moral questionável para fazer campanha. Deveríamos a todo custo *EVITAR* votar em candidatos que façam SPAM, afinal eles procuram se beneficiar de uma prática que todo usuário com um mínimo de consciência gostaria de ver eliminada da internet.

Fica o recado. Se você pretende votar em algum candidato e receber SPAM do mesmo, considere mudar seu voto. Os Tribunais Regionais Eleitorais têm sites na internet, em geral no formato http://www.tre-UF.gov.br , procurem encontrar os canais de denúncia e mostrar sua indignação com esta prática, encaminhando o e-mail não solicitado do candidato ao tribunal competente. E aos mais engajados, procurem fazer campanha contra os candidatos SPAMMERs.

Um candidato que usa do tempo e recursos alheios para se promover não deve merecer o seu voto, em especial se ele estiver pleiteando uma vaga no poder legislativo. Elegê-lo tende a diminuir as chances de que um dia SPAM seja tornado ilegal no Brasil, afinal, ele se beneficiou do SPAM para se eleger, não?

Sejamos conscientes e façamos com que eles saibam que, usando SPAM, estarão fazendo campanha contra si próprios.

Eduardo Maçan

  "If you have an apple and I have  an apple and we  exchange apples then
  you and I will still each have  one apple. But  if you have an idea and
  I
  have an idea and we exchange these ideas, then each of us will have two
  ideas." -- George Bernard Shaw                  macan at debian dot org


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Eduardo Maçan

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script