você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Solução de Transmissão de Áudio e Vídeo no Portal do Software Público

Colaboração: Corinto Meffe

Data de Publicação: 31 de Julho de 2009

A Solução MINUANO, desenvolvida pela Caixa Econômica Federal, é uma ferramenta construída totalmente em software livre com o propósito de realizar a transmissão de um streaming de áudio e vídeo pela Intranet, distribuindo o sinal que é capturado em um determinado ponto para até duzentos outros pontos da rede por servidor, na forma de broadcast, sem nenhum custo adicional de telecomunicações, analogamente com o que acontece com o uso de Audioconferência.

Segundo a vice-presidente de Tecnologia da Informação da instituição, Clarice Coppetti, o Minuano é a única solução em software livre desenvolvida para transmissão de áudio e vídeo pela internet e intranet.

Podemos imaginar para o uso da ferramenta o seguinte exemplo: o Palácio do Planalto se comunicando com os Ministérios (todos); os Ministérios promovendo reuniões com as Secretarias Estaduais e/ou Órgãos vinculados (Polícia Federal, etc); Órgãos Federais com os Estados e Municípios (Prefeituras), etc., possibilitando uma série de encontros virtuais sem a necessidade de deslocamento dos profissionais.

A Solução MINUANO possibilita a checagem da informação a qualquer momento, uma vez que o arquivo fica disponibilizado (devidamente autorizado pelo palestrante) e armazenado. Isto possibilita posteriormente que o conteúdo seja baixado para o micro, note, mp4, etc. O uso da solução proporciona uma extrema agilidade de comunicação e troca de informações com drástica redução de custos, em função da eliminação e racionalização de grande parte das reuniões presenciais e deslocamentos.

O software pode ser baixado pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br mediante cadastramento do usuário no Portal do Software Público Brasileiro.



Veja a relação completa dos artigos de Corinto Meffe

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script