você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Solução de Gestão Eletrônica de Documentos disponibilizada no Portal SPB

Colaboração: Frederico Palma

Data de Publicação: 16 de December de 2008

O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos - SPED, desenvolvido pelo Exército Brasileiro, foi disponibilizado no Portal do Software Público durante a cerimônia de abertura do I Fórum de Software Livre da Aeronáutica.

O General de Divisão Marconi dos Reis Bezerra, no momento da abertura, disse que na vanguarda da prática do desenvolvimento colaborativo e do incentivo ao uso do software livre, o Exército Brasileiro, que desenvolve em conjunto com a Força Aérea Brasileira, o Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos - SPED vem, a público, disponibilizá-lo a toda sociedade brasileira .

O lançamento contou com a presença do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, que ao elogiar a iniciativa do Exército, comentou que a chegada das Forças Armadas no ambiente do Portal SPB vai fortalecer a imagem do portal e torná-lo cada vez mais uma ação do Estado Brasileiro .

O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos-SPED é uma solução WEB, que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A solução pode ser acessada pelos participantes do Portal SPB diretamente no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=7283318

Em julho de 2007 a Força Aérea Brasileira se interessou em participar do projeto e passou a chamá-lo dentro da aeronáutica de SIGADAER - Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica.

Este nome tem origem na norma chamada SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos) estabelecidas pelo CONARQ (Conselho Nacional de Arquivologia). A intenção do projeto é implementar as normas do CONARQ para que o sistema se torne futuramente um SIGAD.

Principais Características do Sistema:

  • Visa atender às normas do CONARQ;
  • Desenvolvido sob arquitetura WEB;
  • Produzido em parceria pelo Exército e Aeronáutica;
  • Código fonte do sistema sob domínio interno do Exército e da Aeronáutica;
  • Projeto em constante evolução;
  • Arquitetura do sistema permite o uso de poucos recursos de rede;
  • Fluxo documental bem definido;
  • Sistema parametrizado pela organização;
  • Editor de texto próprio com caracteres especiais;
  • Tramitação dos documentos digitalmente;

Perspectivas futuras:

Integração com o Correio Corporativo para trâmite de documentos entre outras organizações que possuem o sistema instalado.

Fonte: http://www.softwarepublico.gov.br



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Frederico Palma

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script