você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Solaris - Configuração automática do Kernel

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Maio de 1998

Seguindo a tendência da maioria dos sistemas operacionais modernos, o kernel de sistemas Solaris é auto configurável. Desta forma não é mais necessário se reconstruir o kernel para oferecer suporte a novos dispositivos ou para se redimensionar as tabelas do sistema operacional.

No SunOS, a decisão de quantos usuários suportar tinha que ser tomada quando da construção do kernel. Baseado no número de usuários especificado o kernel faria a reserva de espaço para suas as tabelas de controle de processos. Caso o número de usuários fosse subdimensionado começariam a aparecer mensagens do tipo "No more processes" e o kernel teria que ser reconstruído.

Nada disso é mais necessário em sistemas Solaris. O sistema se autoconfigura dinamicamente, alocando mais espaço para suas tabelas a medida que a necessidade aparece.

A adição de novos dispositivos também não requer maiores preocupações. Basta acrescentar o novo hardware e reiniciar o sistema, em modo prompt, com o comando "boot -r", como exemplificado abaixo:

  OK> boot -r

Alguns cuidados são necessários entretanto, quando da adição de novos dispositivos SCSI. É importante verificar quais endereços já foram tomados. Esta informação pode ser obtida através do comando probe-scsi, também disponível no modo PROM do equipamento. Uma vez verificado qual endereço se encontra disponível, pode-se então ser feito o acréscimo do novo dispositivo.

O kernel se localiza no diretório /kernel/genunix. O arquivo /etc/system contém os parâmetros para configuração do kernel e tuning.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script