você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Software livre portátil para Windows

Colaboração: Paulino Michelazzo

Data de Publicação: 27 de Agosto de 2006

Qual adepto do software livre que nunca desejou chegar em um cybercafé e ter suas aplicações livres favoritas para uso? Pois isso é possível com um pendrive ou CD e várias aplicações portáteis.

Poucos são aqueles usuários que possuem um notebook devido ao seu preço muitas vezes proibitivo em nosso país. Menor ainda é o número de cybercafés ou locais de acesso público que permitem o uso destas máquinas pelos usuários. Assim, o que resta é, além de pagar caro, utilizar softwares disponíveis nestes locais que, invariavelmente, são proprietários (e muitas vezes, piratas).

Mas e se você pudesse ter em seu pendrive junto com os arquivos que utiliza regularmente tais como curriculum e bookmarks, os aplicativos livres mais comuns como Firefox, Gaim, OpenOffice e até mesmo um servidor web completo com Apache, MySQL e PHP prontos para uso e sem a necessidade de instalação na máquina usada? Seria bom não é mesmo? Além de estar usando os aplicativos que está acostumado, teria a garantia da segurança de não deixar nenhum vestígio de seus dados pessoais dentro da máquina. Uma verdadeira mão na roda.

Pois a comunidade PortableApps.com já mantém cerca de vinte e cinco aplicações neste formato em várias categorias para a utilização portátil, ou seja, não é necessário instalar nada, somente usar diretamente uma mídia removível.

Alguns testes

Fiz alguns testes com aplicações que uso no dia-a-dia tais como Firefox, VLC, Gimp e Gaim. Além disso, a curiosidade ficou muito grande em ver o XAMPP rodando no pendrive. E os resultados foram melhores do que imaginei. Para a "instalação" de cada um deles somente foi necessário descompactar o arquivo dentro do pendrive e começar a usar. Simples como deve ser.

Excluíndo o Firefox que somente possui suporte básico à Javascript e o Gimp que, por motivos de conflitos com uma DLL do GTK, não queria executar, todos os aplicativos se mostraram eficientes tal como instalados no meu Ubuntu, e muito rápidos (a interface USB 2.0 ajuda).

O Gaim e o XAMPP funcionaram 100% mostrando que a idéia é funcional e sem a necessidade de instalação de um único arquivo que fosse dentro do sistema. O VLC é um caso à parte; simplesmente executou TODOS os formatos que tinha disponíveis na máquina: WMV, MPEG, DiVX, ASF, ASX, MOV, FLV, MP4, OGG e inclusive o formato GVI do Google Video. Também obtive sucesso na execução de DVD's single e dual layer, inclusive com todas as funcionalidades dos discos. Tudo isso sem baixar um único codec ou arquivo adicional que fosse. Simplesmente um show!

Claro que músicas foram também executadas perfeitamente. mp3, ogg, wma e outros formatos foram suportados sem problema pelo player.

Resultado final: impressionante!

Conheça o projeto no site http://PortableApps.com e veja como você pode estar mais seguro e mais livre em um cybercafé em qualquer lugar do mundo e com a comodidade de estar usando sua aplicação preferida.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Paulino Michelazzo

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script