você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Software livre Ciência-clipping

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 01 de abril de 2008

Ciência-clipping é um software para clipping jornalístico. "Clipping" é no sentido de monitoramento de mídia e arquivamento de notícias relevantes para o seu trabalho. Ciência-clipping busca palavras-chave em seções de ciência e tecnologia em diversos veículos brasileiros, e pode também arquivá-las e enviar links de resultados por email para uma lista de usuários. Ele é feito para buscar, de forma automatizada, uma grande quantidade de palavras-chave pré-definidas, colocando seus resultados disponíveis para consulta na máquina local, ou enviando-os para uma lista de assinantes.

Se você precisa acompanhar um certo assunto em ciência & tecnologia, ou saber o que foi dito sobre alguém ou algum tópico, Ciência-clipping é a ferramenta certa. Se você trabalha em uma universidade ou empresa cuja atividade esteja ligada a ciência e tecnologia, você pode acompanhar diversos assuntos ou nomes de profissionais, fazendo buscas automatizadas, tomando um mínimo do seu tempo, e enviando resultados para todos os seus colegas de trabalho que precisem de buscas específicas.

Ciência-clipping é composto por uma coleção de scripts em Bash, e utiliza ferramentas tradicionais de modo texto em GNU/Linux, para download de páginas web, tratamento de texto e manipulação de arquivos e diretórios. A maioria delas já vem pré-instalada em todas as distribuições modernas. As que não vêm pré-instaladas são facilmente instaláveis. E todas são software livre.

Você pode ver Ciência-clipping em ação e saber mais detalhes pelo website www.ciencia-clipping.com.br. Por enquanto, é possível assinar o serviço preenchendo o formulário, no mesmo endereço. Em breve haverá um pacote disponível para download (é preciso alguns ajustes ainda). Com Ciência-clipping instalado em sua máquina, você poderá fazer quantas buscas quiser, criar sua própria mailing-list - satisfazendo necessidades da sua organização - e até mesmo inserir novos veículos. Porém, se você fizer isso, peço que me mande de volta uma cópia do seu código, para que eu inclua na versão atual!


Lançado o Slax 6.0.3

Colaboração: Rodrigo Amorim

Lançada a versão 6.0.3 do Slax, minoritária e com a correção de muitos bugs provenientes da versão anterior – como o do driver Squashfs LZMA do kernel. A grande novidade desta nova versão fica por conta do uso do kernel 2.6.24.3 (acrescido dos respectivos headers). Saiba mais em http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/lancado_o_slax_603



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script