você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language)

Colaboração: Roander Scherrer

Data de Publicação: 24 de Setembro de 2001

Desenvolvido e lançado em 1998 pelo W3C (http://www.w3.org), o SMIL é uma linguagem ainda muito pouco explorada, mas que vem ganhando cada dia mais espaço na Internet, possibilitando a sincronização de recursos multimídia.

Limitando-se a poucas tags, o SMIL é parecido com a linguagem HTML, além de aproveitar a tecnologia streaming, que envia os arquivos aos poucos para o cliente, dando a sensação de continuidade, sem exigir o download prévio do arquivo inteiro.

O SMIL não é uma animação propriamente dita, mas permite que diferentes arquivos (de áudio, Flash, imagens, vídeo, texto etc.) sejam coordenados simultaneamente na tela. É uma linguagem de integração: os elementos de multimídia são referenciados e não incluídos.

A RealNetworks, por meio do RealPlayer, oferece suporte não somente aos seus arquivos de vídeo e áudio, mas também ao SMIL.

Visualização

O SMIL é visualizado em diversos players, o mais comum é o RealPlayer, mas existem outros como por exemplo: Grins, QuickTime, Soja, etc..

SMIL Instantâneo

A RealNetworks lançou o RealSlideshow, uma ferramenta que gera apresentações em SMIL sem a necessidade de nenhuma codificação.

Os arquivos gerados - RealText (*.rt), RealPix (*.rp) e o próprio SMIL (*.smi) - podem ser abertos, visualizados e editados em qualquer editor de texto. Isso facilita a compreensão da programação do SMIL e ajuda na elaboração de uma apresentação.

A opção de dividir o código em pequenas partes, neste caso os três tipos acima, é bastante usada, pois permite organizar o código e a resolução de possíveis problemas. Os dois primeiros arquivos (*.rt e *.rp) contém a definição do texto e das imagens. O arquivo SMIL (*.smil) faz a sincronização, chamando os arquivos anteriores.

É possível fazer o download desta ferramenta em: http://www.realnetworks.com

Experiência

O Smil pode ser usado tanto em uma apresentação como no conteúdo de um curso a distância. Ele foi testado pela equipe EAD da Unicamp e já está disponível na palestra "Educação a Distância e Tecnologia" ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Chaves no Centro de Computação da UNICAMP (http://www.ead.unicamp.br/eventos/evento.html).

Essa tecnologia foi usada na solução de dificuldades encontradas na transmissão e disponibilização das palestras de EAD no CCUEC. Quando o palestrante fazia referência a um slide apresentado, a imagem do telão não possuia qualidade suficiente para ser gravada e apenas era registada a imagem do palestrante. Mas o objetivo era fazer uma apresentação mostrando ao mesmo tempo tanto o palestrante como os slides.

O SMIL permite que o público, através de um menu, avance para um determinado ponto da palestra do seu interesse sem a necessidade de ouvir a palestra inteira. Dessa forma, com essa nova tecnologia ganhamos em qualidade, o que deixa a apresentação da palestra com um aspecto profissional, além de permitir interação com a pessoa que estiver assistindo.

Referência Bibliográfica:



Veja a relação completa dos artigos de Roander Scherrer

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script