você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Slackware 12 x Cooler teimoso

Colaboração: Daniel Cardoso Alves

Data de Publicação: 21 de Novembro de 2007

Há mais ou menos 2 meses instalei meu linux preferido (Slackware) em um notebook IBM Evo 610c e desde então percebi que o cooler do notebook não estava funcionando. E isto era um transtorno, claro. Em dias quentes nem podia pensar em usá-lo. Foram dois longos meses procurando uma resposta para o problema. Postei o meu problema em diversos fóruns e não Obtive respostas.

Como todos sabem os notebook costumam desativar seus periféricos para economia de energia e então imaginei que poderia ser algo desativado, então alterei a BIOS para deixar tudo ativado e ainda não funcionou.

Hoje em mais uma das minhas tentativas eu instalei o acpitool, e ele não funcinou pois estava desativado ainda o que era preciso para o meu cooler rodar. Mas foi através desta ferramenta que eu tive uma idéia. Quando rodei o comando "acpitool" apareceu a linha:

  Thermal info   : < not available>

Foi ai que pensei: "Será que existe algum módulo thermal?". Claro que fui testar. Logo que digitei "modprobe thermal" meu cooler começou a rodar.

Resumindo: Durante a inicialização do Slackware 12 no meu notebook, os "medidores de temperatura" não tiveram seus modulos carregados e a temperatura estava sempre igual a zero, então o sistema desabilitava o cooler para economizar energia. Portanto se você tem um problema parecido tente carregar estes módulos com o comando:

  modprobe thermal


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Daniel Cardoso Alves

Opinião dos Leitores

Leonardo
27 Out 2014, 14:39
Boa tarde!
Estou com um problema semelhante. Tentei fazer o mesmo que você e nada deu certo.
O cooler liga com uma certa velocidade e diminui quando o Debian passa do Grub. E nada da bendita da ventoinha acelerar, por mais que precise.
Já instalei o apci fan e o thinkfan e fancontrol e nada...
Meu notebook é um Lenovo G480 modelo 20149 - Intel Core i5. S.O. Debian Wheezy 64 bit.
Não sei mais o que fazer.
Grato.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script