você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Site do Acordo Ortográfico

Colaboração: Aurélio Marinho Jargas

Data de Publicação: 20 de Fevereiro de 2009

Tranquilo sem trema.
Voo sem acento.
Ideia sem acento.
Micro-ondas com hífen.
Autoescola sem hífen.
Antirrugas sem hífen e com RR.

É, nossa língua mudou.
E você, já mudou também?

Gostando ou não, concordando ou não, não há como fugir: você terá que aprender a escrever do jeito novo, pois desde 1º de janeiro de 2009 já está valendo no Brasil o Acordo Ortográfico de 1990.

Para ajudar no aprendizado da nova ortografia, foi criado o site UmPortugues.com, que além de trazer o texto oficial do Acordo Ortográfico para consulta, ainda possui um verificador automático que analisa o texto digitado pelo visitante.

Esta ferramenta encontra as palavras incorretas, explicando quais regras não estão sendo seguidas. Útil para conferir seus textos e aprender de maneira gradativa as novidades do acordo. Experimente!

www.UmPortugues.com

UmPortugues.com

Ops, você acabou de ler um anúncio! :)

Não é todo dia que eu lanço um site novo, né? Então num briga cum eu.

Eu queria fazer algum trocadilho besta com o nome Aurélio, para lembrar do meu xará do dicionário, mas? me escapuliu. Recado para os neurônios: as férias já terminaram, mexam-se!

Então, mas quero ver se com esse site eu aprendo de verdade as regras novas do português, pois as antigas eu não sabia de cabeça. Esse foi o foco principal do desenvolvimento: o aprendizado.

Eu não queria um corretor automático, isso me deixaria preguiçoso. Eu queria uma ferramenta que mostrasse os erros que cometi e me explicasse os porquês. Aquela história de não dar o peixe, mas ensinar a pescar. Assim, quanto mais usar, mais aprendo e menos erro (neurônios, isso é com vocês!).

Assim nasceu o UmPortugues.com, que traz o texto oficial do Acordo Ortográfico e um verificador integrado, ensinando as novidades de maneira amigável.

Espero que esse site possa me redimir perante à família brasileira, depois do sacrilégio do MiGuXeiToR ;)

Vou fazer a minha parte. Os textos novos aqui no blog e lá no site estarão de acordo com o acordo, desde já. Com a ajuda do UmPortugues.com, é claro! :)

Ajude-me a divulgar esse site! Creio que é de utilidade pública, então mostre para a sua família, para seus amigos, seus professores, seus alunos. Enfim, qualquer pessoa que queria aprender sobre o Acordo Ortográfico. E se achar alguma falha, avise-me que eu arrumo, combinado?



Veja a relação completa dos artigos de Aurélio Marinho Jargas

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script