você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sistema Rau-Tú de Perguntas e Respostas

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Fevereiro de 2001

No site da Dicas-L estamos inaugurando hoje um novo serviço, o sistema Rau-Tú de Perguntas e Respostas.

Este sistema tem por objetivo criar um banco de dados de conhecimento estruturado em torno de determinado assunto. No caso do sistema Rau-Tú da Dicas-L, o assunto será, como não podia deixar de ser, o sistema GNU/Linux.

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no Website, mas em linhas gerais, o sistema é dividido em tópicos onde cada tópico possui um responsável e seus colaboradores. O responsável por um tópico aprova ou rejeita colaboradores, que se inscrevem diretamente via Web, verifica a qualidade do conteúdo e outras tarefas administrativas.

Os visitantes do sistema acessam as categorias e fazem suas perguntas. A pergunta é então requisitada por um dos colaboradores e respondida. Quando uma pergunta é respondida, o visitante recebe um email informando onde se encontra a resposta. O visitante deve então avaliar a qualidade da resposta que recebeu. Se a avaliação for negativa, a pergunta continua em aberto para ser melhor respondida pelo colaborador ou pelo responsável da categoria.

Os colaboradores são avaliados em termos da qualidade de seu trabalho e também pela rapidez com que respondem. Na página principal do site constam dois quadros listando os colaboradores mais ativos e as categorias mais acessadas. Desta forma estabelece-se uma competição saudável tanto entre os colaboradores individualmente como entre as categorias, incentivando o trabalho conjunto.

Todas as respostas são arquivadas e estão disponíveis para consulta, tanto em nível de categorias individuais como em nível global.

Esta versão ainda está em fase alfa de desenvolvimento. Várias pessoas colaboraram com suas sugestões e a lista de tarefas para o desenvolvimento é bastante grande. Certamente, agora que temos uma versão pública, o número de sugestões deve aumentar exponencialmente, que é exatamente o que desejamos.

Um problema. Como vocês verão, o sistema não tem nenhum colaborador ainda, apenas os responsáveis pelas categorias, que são dois, eu e o desenvolvedor do projeto. Se o sistema for o sucesso que eu penso que vai ser, a demanda vai ser enorme e nós dois não vamos nem chegar perto de dar conta do recado. Ou seja, precisamos com urgência de colaboradores. Que tal, quer se candidatar?

O software será licenciado pela GPL (GNU Public License), e estará disponível para download para os interessados, assim que passarmos da fase alfa de testes.

Os planos incluem a criação de um sistema Meta Rau-Tú, congregando todos os sistemas Rau-Tú que forem criados, sobre os mais diversos assuntos. É bem verdade que existem diversos sites nesta linha na Internet, porém o objetivo do sistema Rau-Tú é permitir que qualquer um crie o seu, sobre o assunto que melhor lhe convier.

Na verdade, o sistema Rau-Tú, com algumas modificações, pode ser adaptado para uma infinidade de usos. Sistema de classificados eletrônicos, banco de dados de equipamentos usados, helpdesk e por aí vai.

Todo o projeto do software foi feito pelo Marcelo de Gomensoro Malheiros, um engenheiro de software genial, que a partir de diversas conversas que tivemos conseguiu extrair os fundamentos do sistema que vocês terão a oportunidade de usar a partir de hoje.

Um grande agradecimento ao Dr. Flávio Grynszpan, presidente do Instituto Vale do Futuro, que através de um convênio com a Unicamp tem viabilizado diversas iniciativas voltadas para o ensino público, do qual o sistema Rau-Tú é um dos componentes. O sistema Rau-Tú será implantado em breve como um sistema de suporte para professores da rede pública.

O sistema Rau-Tú pode ser acessado a partir da página principal do site da Dicas-L (http://www.dicas-l.com.br ), no link contido no quadro chamado "Destaques".

Esperamos que vocês gostem e colaborem tanto com suas perguntas quanto com seu conhecimento e nos ajudem a disseminar a idéia do sistema Rau-Tú. Você já deve estar curioso sobre o significado da palavra Rau-Tú. Ela deriva de um idioma indígena extinto, do tempo do descobrimento, e significa "como fazer" ;-)



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script