você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sistema gerenciador de documentos (DMS) via Web

Colaboração: Luciana Meneghel Cordeiro

Data de Publicação: 30 de Abril de 2006

O KnowledgeTree é um sistema gerenciador de documentos (DMS) via Web desenvolvido pela Jam Warehouse e licenciado segundo os termos da licença GNU/FDL (Free Documentation License) criada pela Free Software Foundation.

O sistema é código aberto e pode ser baixado juntamente com seu código fonte no site http://www.ktdms.com. Uma versão para demonstração está disponível em http://demo.ktdms.com/login.php aos usuários que desejam conhecer o sistema antes de instalá-lo.

O sistema oferece ferramentas que permitem e incentivam o compartilhamento do conhecimento por meio de documentos que são armazenados em um repositório de acesso aos usuários cadastrados no sistema. Entre as ferramentas estão: controle de versão, busca avançada, metadados, workflow e outras.

O KnowledgeTree usa metadados e uma estrutura de pastas para organizar os documentos no repositório. Uma funcionalidade do sistema oferece um método de categorização de documentos definido por metadado relacionado. Um documento do tipo 'artigo', por exemplo, tem um número de atributos relacionados a ele, que podem ser: autor, assunto do artigo ou data da publicação. Os atributos são referidos como campo metadado.

Para acessar o sistema o usuário necessita de um navegador atual, como o Firefox 1.0+ ou o Internet Explorer 6.0+. E para instalar

o KnowledgeTree em um servidor são necessários os seguintes requisitos:

  • PHP 4.3.0 ou acima, mas abaixo de PHP 5.0.
  • Bibliotecas PHP LDAP.
  • MySQL Server, Cliente e biblioteca PHP, versão 4.0 ou acima.
  • Apache 1.2 ou acima.
  • Catdoc (requerido para indexar arquivos no Linux/UNIX).
  • Xpdf (requerido para indexar arquivos no Microsoft Windows e Linux/UNIX, instalado pelo Windows Installer).
  • Antiword (requerido para indexar arquivos no Microsoft Windows, instalado pelo Windows Installer).
  • Info-Zip (requerido para indexar arquivos no Microsoft Windows, instalado pelo Windows Installer).
  • Microsoft Windows 2000/2003 Server ou Linux ou FreeBSD ou Sun Solaris ou qualquer plataforma capaz de hospedar o Apache/MySQL/PHP descritos acima.

O sistema foi testado com Microsoft ActiveDirectory, OpenLDAP e iPlanet Directory Server, mas pode funcionar com qualquer diretório LDAP. O sistema atribui permissões aos usuários por meio do tipo de login que eles possuem. Isso determina quais funcionalidades estarão disponíveis ao usuário.

Mais informações



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Luciana Meneghel Cordeiro

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script