você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sistema de Acompanhamento de Serviços

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 21 de Novembro de 2000

Um ingrediente fundamental na vida de qualquer profissional de informática que presta serviços a clientes, é um sistema que permita aos clientes acompanhar o andamento de seus pedidos e, mais importante, saber onde se encontra o seu pedido.

É fato comum que todo solicitante pensa que o pessoal da informática fica o dia inteiro sem fazer nada esperando chegar uma solicitação dele.

Tem também aquela questão da avaliação anual, onde o seu chefe lhe pergunta o que você fez e você, apesar de trabalhar feito louco, fica gaguejando, impossibilitado de justificar o seu salário exorbitante (por exorbitante entenda-se exatamente o que você ganha, nem um centavo a mais ou a menos).

Resumindo, é importante ter um sistema de acompanhamento de serviços que permita aos clientes saber exatamente onde seu pedido se enquadra dentro do todo e também para permitir que a equipe de informática possa ter um histórico de tudo que faz.

Dentro desta linha, eu fiz uma pesquisa na Web e achei um software excelente e que vem sendo mantido ativamente por seus desenvolvedores. O software chama-se "Request Tracker" e possui uma interface via Web sendo desenvolvido em Perl e utilizando o banco de dados MySQL.

As solicitações podem ser feitas via email e você pode configurar filas de pedidos. Cada fila significa uma área diferente para a qual os pedidos podem ser encaminhados e você pode configurar o software como lhe convier.

O software é bastante completo e se você tem algum dos problemas relatados acima certamente vale a pena avaliar esta alternativa.

Para mais detalhes consultar a homepage do projeto em http://www.fsck.com/projects/rt/



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script