você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Shell Linux na Web

Colaboração: Gustavo Buriola

Data de Publicação: 05 de Outubro de 2006

É incrível a variedade de soluções que podem ser oferecidas na plataforma Linux.

No endereço http://linuxzoo.net/, é possível executar uma maquina virtual rodando linux num servidor remoto. Com acesso a internet e vários pacotes já instalados. Por enquanto só tem o Fedora disponível, mas pela cara do menu apresentado ao fazer o login, acho que outras distribuições estão por vir.

A maquina virtual tem 200Mhz e 64MB de RAM, mas roda num servidor real com processador de 2Ghz e 2GB de memória RAM.

O sistema é perfeito para quem quer aprender linux (tem ate alguns tutoriais no próprio site) ou então esta num cyber cafe ou na maquina de um amigo e precisa de um Linux.

Para acessar o shell você pode escolher entre o bom e velho SSH, o telnet, que pode ser encontrado em quase todas as maquinas hoje em dia e ate mesmo o próprio browser, através de um CGI que transfere o input/output do terminal para o browser e vice versa.

Apos se cadastrar no site e fazer o login, clique em "Join Queue". Isso server para entrar numa fila de usuários aguardando uma vaga para usar o servidor. Nas vezes em que testei numa peguei fila

Feito isso, você deve "ligar" a maquina virtual clicando em "Switch On". Depois é so clicar na tab connet e escolher uma das formas de conexão..

A maquina virtual fica disponível por apenas 20 minutos. Isso é feito para a fila andar e todo mundo poder usar. Mas você pode entrar na fila outra vez e logar novamente. O mais legal de tudo é que ele salva o estado da sua maquina virtual então você sempre volta aonde parou. Mesmo que mude de computador ou volte mais tarde.

Gustavo Buriola Linux [em] catambu . com



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Gustavo Buriola

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script