você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Serviço de criação de redes exclusivas de mensagens instantâneas ganha versão brasileira

Colaboração: Wagner Sartori Junior

Data de Publicação: 28 de Fevereiro de 2009

O Jabber é um protocolo que permite que empresas criem suas próprias redes de mensagem instantânea e onde também é possível centralizar contatos de qualquer outro serviço como MSN, ICQ, AIM, Google Talk, etc., agora têm versão em português.

Umas das maiores revoluções da Internet nos últimos anos foram as mensagens instantâneas. Difícil não se lembrar da chegada do ICQ em 1997. De lá pra cá surgiram novas ferramentas, com novas funcionalidades, que conquistaram uma legião de fãs e provocaram um impacto enorme na vida das pessoas e nas telecomunicações.

O principal benefício da comunicação instantânea é que você pode falar com alguém que está sentado na mesa ao lado ou do outro lado do mundo pagando exatamente a mesma coisa. Uma ferramenta simples assim pode ser utilizada até para interligação de filiais reduzindo drasticamente custos com telefonia, por exemplo.

Mas no mundo corporativo não funciona bem assim. Junto com os ganhos vieram também os problemas. Através desses serviços, que são públicos, não dá para controlar os níveis de segurança exigidos pela maioria das empresas e dados sensíveis acabam trafegando na Internet (sem criptografia), aos olhos de outras pessoas. Mas em 2000, Jeremie Miller lançou a primeira versão pública do Jabber, uma ferramenta de mensagens instantâneas com a proposta de solucionar esse problema.

O Jabber é um protocolo aberto, com bases em XML que permite que qualquer pessoa comunique através de uma rede pública, como em outro serviço de mensagem instantânea. Mas a principal diferença está no fato de que através do Jabber é possível criar uma rede de mensagem instantânea privada (na rede da sua empresa, por exemplo).

Toda a comunicação Jabber pode ser feita com a utilização de SSL, a mesma tecnologia largamente utilizada para navegação, com protocolo HTTPS (utilizado em bancos, por exemplo). É possível fazer a autenticação de usuários em vários tipos de base de dados, inclusive em diretórios LDAP e bancos de dados MySQL.

Mas os benefícios não são exclusivos das empresas. Usuários comuns também contam com uma funcionalidade importante que promete facilitar a vida de muita gente. Do ICQ até hoje, surgiram dezenas de outras ferramentas similares. Cada pessoa escolhe a de sua preferência. Se você quiser falar com parte do seu grupo de contatos, vai precisar instalar no mínimo duas, três, cinco, dependendo da diversidade de ferramentas utilizadas pelos seus amigos. Mas não se você tiver o Jabber.

Com ele é possível centralizar todos os seus contatos, independentemente da ferramenta que eles utilizam, em uma única interface. Não importa se é ICQ, MSN, AIM, ou qualquer outro. Você inclui todo mundo no Jabber. Simples assim.

E mesmo com tantos benefícios o Jabber ainda é desconhecido no Brasil. E por isso, o site oficial da ferramenta acaba de ganhar uma versão em português http://www.jabberbr.com. Lá os brasileiros terão mais informações sobre a ferramenta, notícias, screencasts, configurações, etc. Os usuários poderão também acessar uma versão web da ferramenta http://www.jabberbr.com/webjabber.

Sobre o Jabber

Jabber é um protocolo aberto, com bases XML para sistemas de mensagens instantâneas. Servidores com base Jabber são distribuídos em milhares de servidores através da internet, e usados por cerca de dez milhões de pessoas em todo mundo, de acordo com a Fundação Jabber Software.

http://www.jabber.org/



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Wagner Sartori Junior

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script