você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Serpro testa Sistema Linux (2)

Colaboração: Fernando M. Casagrande

Data de Publicação: 26 de Agosto de 1999

Segue abaixo o resultado parcial das análises do Linux feitas pelo Serpro e divulgados na revista TEMA 146 de Jul/Ago de 99:


:Serpro testa Sistema Linux

O Serpro está em processo de testes e estudos para análise e definição do uso do Linux(...). Segundo Manoel Alves, da Superintendência de Negócios Atendimento a Clientes, a fase de estudos do projeto deverá estar concluída em setembro e é possível que o sistema seja adotado de forma definitiva ainda este ano. A eventual utilização do Sistema tem como foco principal o mercado de servidores corporativos, no papéis de servidor Web, agregado a ferramentas como correio eletrônico, banco de dados e gerenciador de arquivos.(...)

FASE 1 - A primeira fase de testes realizados com o Linux (versão 2.0/Marumbi), em dezembro do ano passado utilizou como plataforma um micro PC IBM, com processador Pentium 133. Na ocasião foi emitido um relatório preliminar em que se desaconselhou, temporariamente, a migração da plataforma Win9x para Linux por não apresentar um grau de "amigabilidade" com o usuário nos níveis do produto da Microsoft.(...)

Projeto - A partir de maio, por uma solicitação da Senac de Brasília, foi elaborado um projeto com a finalidade de estudar o produto em sua plenitude, como recursos a serem utilizados (hardware e software), forma de trabalho, detalhamento das atividades, cronograma e equipe de trabalho. Em 24 de maio, com base no novo cronograma, iniciou-se a segunda fase dos testes, utilizando-se a versão 3.0 do Red Hat Linux, tendo como plataforma um Pentium 100, e outro 586, ambos com 4.2 Gb de disco, 32 Mb de RAM, placa de vídeo de 1Mb e unidade de CD-ROM.

Nessa nova versão de testes, o diferencial é a implementação de um menu com três opções de instalação: estação de trabalho, servidor e personalizada, a única adotada na versão anterior de teste. A diferença é que agora a instalação é feita de forma mais automática, requerendo menor intervenção do usuário. Segundo Alves, no momento se elabora um manual de instalação padronizado do produto, que será encaminhado aos cinco centros de especialização parceiros no projeto.

O relatório mais recente do grupo de estudo informa que "o Linux ainda não é amigável o suficiente no ambiente desktop", embora já haja informação de que a empresa Conectiva desenvolve uma versão direcionada ao usuário final, com as mesmas facilidades no ambiente Win9x. Também já se sabe que a Conectiva e a IBM oferecem suporte técnico para o produto, além da própria comunidade de usuários da Internet."



Veja a relação completa dos artigos de Fernando M. Casagrande

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script