você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Será que precisamos de 4 GB de memória RAM

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de novembro de 2011

Sempre que eu penso em comprar computadores, eu me sinto desconfortável quando penso em comprar computadores com menos de 4 GB de RAM. Mas será que este desconforto é baseado em algo real? Será que precisamos mesmo de computadores com 4 GB ou mais de memória RAM?

Pensando nisto, instalei em meu desktop um monitor de sistema, indicando consumo de CPU e memória. O meu computador é da marca Lenovo, e o processador é do tipo Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU, E8400, @ 3.00GHz (informações obtidas com o comando cat /proc/cpuinfo).

Quanto à memória:

  hwinfo --memory
  01: None 00.0: 10102 Main Memory
    [Created at memory.61]
    Unique ID: rdCR.CxwsZFjVASF
    Hardware Class: memory
    Model: "Main Memory"
    Memory Range: 0x00000000-0xcce79fff (rw)
    Memory Size: 3 GB + 256 MB
    Config Status: cfg=new, avail=yes, need=no, active=unknown

Embora o sistema tenha oficialmente 4 GB de RAM, o comando hwinfo registra apenas 3 GB, que é a quantidade de memória que o sistema operacional efetivamente utiliza.

Baseando-me no olhômetro, eu constatei que muito raramente a taxa utlização de memória do sistema excede 50%. A taxa de utilização da CPU também muda muito pouco, situando-se por volta dos 10 a 15%.

Mas constatações baseadas no olhômetro não são muito úteis. Para confirmar o meu sentimento, deixei o programa vmstat rodando por algumas horas para ver se eu estava correto.

O comando que eu utilizei para coletar os dados foi:

  vmstat -a -n 5

A diretiva -a exibe a quantidade de memória em uso e inativa. A diretiva -n instrui o comando vmstat a coletar os dados a cada 5 segundos.

Segundo os dados coletados, a média de utilização de memória se situou por volta de 1.89 GB. Tipicamente, eu uso um browser, normalmente o Firefox, LibreOffice e terminais. Ao invocar o Libreoffice, o consumo de memória não se altera. O consumo máximo de memória foi de 1.9 GB e o mínimo foi de 1.83 GB.

Ou seja, a maior parte do tempo eu trabalho com aproximadamente a metade da memória nominal do sistema.

Mas como em assuntos de hardware eu sou extremamente amador, resolvi conduzir uma pesquisa, para obter os dados com quem entende.

No artigo Do You Really Need More Than 6 GB Of RAM?, escrito em 7 de abril de 2009, por Thomas Soderstrom, mantenedor do site Tom's Hardware, as conclusões são ainda mais surpreendentes. Os testes conduzidos avaliaram situações que tradicionalmente julgamos extremamente pesadas, como por exemplo, o uso de jogos. Foram feitas comparações com sistemas usando 12, 6 e 3 GB de RAM. Em linhas gerais se conclui que 12 GB de RAM (ou mesmo 6 GB), só se justificam em servidores. Para uso comum, diário, é um grande desperdício. O autor relata também que para cada pente de 2 GB acrescentado ao sistema, o consumo de energia cresce em 10%.

Embora estes testes tenham sido conduzidos em 2009, considero que muitas das conclusões ainda são válidas. Seus comentários são muito bem vindos.


Doações para o CDI Campinas podem ser descontadas do Imposto de Renda

O CDI Campinas é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que, desde 2000, desenvolve o trabalho pioneiro de promover a inclusão digital visando à inclusão social.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Hnerique Reis
12 Dez 2011, 21:33
Boa noite,
Segue minha opinião quanto ao Post:

Discordo do conteúdo em 100%
Estudos feitos por Gabriel Torres, “Pai do Hardware” atual, a quantidade de memória depende do uso.
Outros estudos afirmar que:
EX: PC que so utiliza Internet com Windows 7: uso de 2GB
Agora tenta abrir o Photoshop, e salvar um trabalho de tamanho considerável com menos de 3Gb e veja o que acontece.
Ou utilizar o Corel, ferramenta não muito pesada, e copie e cole dados de fontes externas, e veja o quanto terá de esperar.
Já pensou em Renderizar algum jogo então?
Que tal abrir GTA4 e tentar navegar com menos de 3Gb de memória?
Seria o mesmo que baixar uma ISSO do Windows 7 em dia de Feriado com Internet discada......
Agora, o sistema mostra 3GB em PC´s com mais memória é Pq sistemas de 32Bits so gerencial tal quantidade, não adianta ter mais se não se pode gerenciar.

Memória Ram utiliza cerca de 2% da energia a cada 2GB e não 10% como informado pelo nosso amador....


Somente para não perder a pratica de ser critico....rsrs
Gustavo
09 Dez 2011, 20:55
Aqui esta usando 333mb sem contar o cache. Xubuntu 10.04.

Cache nao conta. A tendencia eh sempre usar a memoria toda.
Pra saber de verdade use o comando "free" e veja a linha +/- buffers/cache.
Valdeci Almeida
02 Dez 2011, 15:36
Muito bom os comentários.
Aprendi que tudo depende do usuário e de sua utilização.

Obrigado.
Bitetti
02 Dez 2011, 07:34
Boa dica!
Pena que muitas lojas enfiam na cabeça das pessoas que "quanto mais memória você tiver" mais rápido a máquina fica.

Pra um bom dimensionamento de memória agente tem que perguntar a quem tem o mesmo tipo de trabalho.

Eu aqui tenho 8GB de RAM, só uso 100% disso em raros momentos com o software Blender durante um processo de acabamento chamado render que pode durar horas. Mas é algo bem específico.
Benckmarks do povo de CG: http://www.sintel.org/development/system-benchmarks/
Rubens Queiroz de Almeida
01 Dez 2011, 07:13
Gostaria de agradecer a todos pelas manifestações. Eu só gostaria de ressaltar o fato de que estas análises foram feitas para o usuário comum e para tarefas do dia a dia, como navegar na internet, escrever textos com o OpenOffice, e coisas do tipo. Para servidores a história muda completamente. Hoje temos notebooks por 1.000 reais, mas muita gente gasta 2.000 reais ou mais para algo que realmente não precisam. Este foi o objetivo do texto. Será que um usuário comum precisa de gastar tanto?
José
30 Nov 2011, 22:10
Maquina Maxdata con Intel Celeron, 256 megas de Ram. Está correndo uma Debian Squeeze e por sua vez uma virtualização virtualbox com XP.Atualmente esta adicado a uma radio online com IDJC e Pulseaudio. A questão da memoria é cousa de gestão mais do que cantidade de Ram.
Michel Silva
30 Nov 2011, 09:08
sim, precisamos de 4Gb, na verdade dependendo da situação é preciso mais, cada caso é único.

e a justificativa a este sim é muito simples, nossos OS são ineficiente na utilização desta memória, acontece que vez ou outra o uso de mais de 80% da memória física, nunca aconteceu comigo 90%, mas quando o SO passa de 60% do uso da mesma, se vocês prestarem atenção o rendimento do sistemas cai e cai muito.

agora imagina a situação em sistemas virtualizados, tenho uns servidores aqui na universidade que tem que ser monitorada o uso da memória vez ou outra, para evitar perca de rendimento dos mesmos.
alguém pode pensar porque não comprar memórias? já tentamos mas o valor das mesma ficou mais alto que um servidor novo. (Hoje não falo o Preço) nem a marca.
Arian Maykon de Araújo Diógenes
30 Nov 2011, 08:25
Quaisquer 2GB podem ser suficientes para a maioria, mas quando se trabalha com desenvolvimento, aplicações pesadas em java, servidor de banco, máquinas virtuais, ai memória nunca é demais :)

Claro que os outros componentes tem que acompanhar o nível para facilitar a fluidez. Processador, HD, etc.
bruno
30 Nov 2011, 06:55
Sim, concordo. Pra uso típico, não é necessária tanta memória. Uso em virtualizadores, como dito acima, é um uso específico.

Eu escrevi essa outra dica que está relacionada com isso http://www.dicas-l.com.br/arquivo/pra_que_swap.php.

A cultura do "quanto mais memória melhor" vem do tempo que usávamos 8MB, 16MB. Hoje em dia isso está obsoleto, mas a indústria continua estimulando isso, por consumismo.

Cabe aos (bons) técnicos que lidam com o público leigo desfazer esse mito.
Fernando Ulisses
30 Nov 2011, 06:07
Seu computador está detectando apenas 3,2Gb de RAM por uma limitação de rodar a 32bits.

Instale um kernel com suporte a PAE para 32bits ou faça upgrade para 64bits para fazer total uso dos 4Gb. Detalhe: sistemas 64bits usam mais memória.

Como um colega já deixou nos comentários, para rodar virtualização você precisa de mais memória, 2Gb para cada Sistema Operacional rodando simultâneo.

Mesmo sem usar para programas a memória, ela é benéfica para performance, o Linux usa o que está sobrando da memória para cache de disco, dá pra perceber a diferença desse cache: abra o LibreOffice, feche-o, abra novamente, a segunda vez será via cache e o tempo será bem menor.

Minha experiência é que 4Gb é bom atualmente.
Henrique
30 Nov 2011, 05:53
Como fazer funcionar 4GB de RAM no SO 32 bits: http://www.pmabox.com/index.php?option=com_content&view=article&id=29:how-to-get-4gb-of-ram-working-in-ubuntu-32bit-vers
Ricardo Chiavelli
30 Nov 2011, 05:51
Tenho 2 computadores, um com 2Gb e outro com 4Gb. Instalei software de virtualização para testes. Existe uma diferença considerável de desempenho entre os dois. É bem mais fácil trabalhar com o de 4Gb.
Marcos Antonio
30 Nov 2011, 05:47
Já tentou fazer o mesmo teste usando o sistema operacional de 64 bit?
Celio Silva
30 Nov 2011, 05:35
Pra quem gosta/precisa do VirtualBox... 4Gb é o mínimo...
Eu penso mais no processador, pois tenho 1 notebook com Core 2 Duo a 3 anos, e não vejo a necessidade de trocá-lo... porém, podemos dizer que em relação a 1 notebook/processador mais atual x custo, o meu equipamento não vale mais nada, considerando tb garantia + bateria de 1 equipamento novo...
Spin
30 Nov 2011, 04:55
Achei interessante esta análise. Principalmente relacionado ao consumo elétrico.
Talvez uma outra análise seria utilizando-se outros sistemas operacionais e também utilizando-se máquinas virtuais.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script