você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sendmail - Relays

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de Novembro de 1999

Na configuração do programa sendmail é possível fazer com que todas as mensagens geradas localmente sejam enviadas para processamento em outro computador. Isto pode ser usado em computadores menos poderosos que não tenham condição de processar grande volume de mensagens.

No arquivo m4 de configuração, todos os tipos de relay são definidos, por exemplo, da seguinte forma:

  define(""LOCAL_RELAY',""agente:computador.')

Na linha acima, "agente" indica o nome de um agente de entrega de mensagens. "computador" é o nome do servidor de correio eletrônico para onde serão enviadas as mensagens.

Por exemplo:

  define(""LOCAL_RELAY',""smtp:abc.com.br.')

Neste exemplo, a definição LOCAL_RELAY especifica que todas as mensagens originadas a partir de um endereço não qualificado, ou seja, sem a parte @host, será entregue para processamento ao computador denominado abc.com.br. Outras possibilidadesa:

MAIL_HUB

A macro MAIL_HUB especifica que todas as mensagens locais sejam enviadas para um servidor central para processamento. Esta opção pode ser usada em um ambiente onde o diretório de spool de mensagens é compartilhado. Para evitar problemas de lock de arquivos, o processamento das mensagens é feito em um servidor central. Se forem definidas as macros LOCAL_RELAY e MAIL_HUB, as mensagens cujo endereço não contenham a parte do host, serão enviadas para o computador definido pela macro LOCAL_RELAY. As demais mensagens serão enviadas para o computador definido pela macro MAIL_HUB.

SMART_HOST

Caso se deseje que TODAS as mensagens sejam processadas em outro computador, definir a macro SMART_HOST.

Na lista Dicas-L já foram veiculadas diversas mensagens sobre configuração, instalação e tópicos gerais sobre Sendmail. A lista completa destas mensagens bem como outros links de interesse sobre sendmail encontram-se em http://www.dicas-l.com.br/hotlinks/Correio_Eletrônico/Sendmail/index.html



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script