você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sendmail - Autorização para Relay

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de Novembro de 1999

Na seção "Hotlinks" da página Web da Dicas-L, alguns links estavam dando problemas por conterem caracteres acentuados. Eu retirei todos estes acentos e tudo deve estar funcionando adequadamente. E se você não conhece esta seção vale a pena dar uma olhada. Tem muita coisa boa lá. O endereço é http://www.dicas-l.com.br/hotlinks.

Agora, a dica de hoje ...


Sendmail: Autorização para Relay

Normalmente, nas versões mais recentes do sendmail, o relay de mensagens é proibido. Desta forma faz-se necessário que se autorize especificamente os domínios para os quais o seu servidor SMTP concorda em fazer o relay de mensagens.

No arquivo sendmail.cf encontra-se a seguinte definição:

  # Hosts that will permit relaying ($=R)
  FR-o /etc/mail/relay-domains

Esta é uma macro de classe (múltiplos valores são permitidos), cujos valores são lidos a partir do arquivo /etc/mail/relay-domains

Este arquivo contém todos os domínios para os quais eu desejo autorizar o relay de mensagens. Este arquivo é lido pelo sendmail quando de sua ativação. Quaisquer mudanças neste arquivo requerem que o sendmail seja reinicializado para se tornarem efetivas.

A forma através da qual o relay pode ser controlado em seu servidor pode ser adicionalmente configurada por meio da definição das seguintes macros:

FEATURE(relay_hosts_only)

Por definição, todos os computadores pertencentes aos domínios listados no arquivo /etc/mail/relay-domains são autorizados a realizar relay. Se esta feature for ativada apenas os computadores listados serão autorizados a realizar relay.

FEATURE(relay_entire_domain)

Esta feature permite que todos os computadores dentro do domínio possam realizar relay. É equivalente a se incluir o nome do domínio no arquivo relay-domains.

FEATURE(access_db)

A permissão de acesso é fornecida após consulta ao banco de dados /etc/mail/access. O acesso pode ser concedido a domínios ou computadores.

FEATURE(rbl)

Rejeita mensagens baseado no serviço chamado "Realtime Blackhole List" mantido por Paul Vixie. Este serviço lista spammers conhecidos e empresas que fazem uso indevido ou ilícito do correio eletrônico.

FEATURE(accept_unqualified_senders)

Normalmente o sendmail não aceita mensagens de um remetente sem um domínio. Se esta opção for ativada estas mensagens passam a ser aceitas.

FEATURE(relay_local_from)

Permite o relay de mensagens que supostamente se originem de seu domínio. Como isto é fácil de se falsificar, ativar esta opção não é recomendável.

FEATURE(promiscuous_relay)

Esta opção desativa por completo todos os controles de relay utilizados pelo sendmail. A não ser que você saiba o que está fazendo esta é uma péssima idéia.

Na lista Dicas-L já foram veiculadas diversas mensagens sobre configuração, instalação e tópicos gerais sobre Sendmail. A lista completa destas mensagens bem como outros links de interesse sobre sendmail encontram-se em http://www.dicas-l.com.br/hotlinks/Correio_Eletrônico/Sendmail/index.html



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script