você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Semana Solis - Miolo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 31 de Agosto de 2004

Miolo (www.miolo.org.br): O Miolo é um ambiente para o desenvolvimento de aplicações em software livre, que surgiu da evolução das necessidades geradas a partir de uma série de sistemas desenvolvidos pelo CPD da Univates.

Toda aplicação necessita de controle de acesso de usuários, interface com a base de dados, apresentação de resultados em um browser, e uma série de outras coisas. O Miolo procura concentrar, em uma série de objetos, funcionalidades das quais as aplicações podem se servir. Desenvolvido em PHP, o Miolo é a base de sistemas como o Gnuteca, o Fred, o Sagu2 e outros.

Se imaginarmos que o conjunto de objetos com os quais se desenvolve uma aplicação é similar às peças de um Lego, o Miolo oferece tais peças, mas feitas de "massa de modelar". Assim, se um determinado objeto não se presta exatamente a uma função específica, ele pode ser estendido para que sirva, e ainda, se necessário, o Miolo permite obviamente o uso do PHP diretamente para que se criem novos objetos ou funções.

A sintaxe do Miolo é muito similar à de várias linguagens orientadas à objetos, o que faz com que um bom programador em Java ou Delphi aprenda rapidamente a escrever código com o Miolo. Junto com os arquivos de instalação do Miolo há um pequeno tutorial, e as listas de discussões (especialmente a miolo-devel) são bastante ativas e podem ser acessadas a partir da página do projeto. O gestor do projeto Miolo é o cooperado Vilson Gärtner.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script